Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Jorge Leal explora a natureza e o universo animal no Espaço Amoreiras

Jorge Leal expõe "Desenho” no Espaço Amoreias
Exposição individual de desenhos inaugura a 5 de maio pelo Edge Arts



O Espaço Amoreiras recebe a segunda exposição do ano com uma exposição de desenhos de Jorge Leal. “Desenho” é o nome da exposição que explora o universo animal e vegetal no papel e que poderá ser visitada de dia 5 de maio até ao dia 29 de maio.

O trabalho do artista caracteriza-se pela representação de plantas, flores e pássaros em desenho e pintura, através da observação quotidiana da natureza. No conjunto de obras apresentadas em “Desenho”, Jorge Leal utiliza maioritariamente tinta-da-china para representar cogumelos, felinos, plantas, pássaros e outros seres, trabalhando a linha na sua complexidade de configurações e fazendo simultaneamente uma ligação com as suas memórias de infância passada na aldeia dos seus avós e o trabalho dos pintores franceses do final do século XIX.

Num universo aceleradamente digital e tecnológico, o artista pretende manter a relação com o natural e mostra nas suas obras o contraste entre o funcionalismo do edifício e as linhas ondulantes das plantas e dos animais.

Esta é a segunda exposição do Edge Arts completamente dedicada ao espaço do desenho, interpretada por Sylvestre Santos através de um texto crítico.

Jorge Leal (n. 1975, Lisboa, Portugal)
Vive e trabalha em Lisboa.
Estudou Arquitetura na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e de seguida realizou um curso de Pintura no Ar.Co. Atualmente frequenta o doutoramento de Desenho, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Durante a sua carreira artística, realizou várias exposições individuais das quais se destacam La Boca Plena De Pols, no Distrito Quinto, em Barcelona, em 2007; Sachsenhausen, Um Domingo, na Sala do Cinzeiro 8, em 2010, e Without Drawing a Day is Lost na galeria Mute, em 2015. Durante os últimos anos tem vindo a participar também em inúmeras exposições colectivas tais como, Artistas Portugueses Lá Fora, realizada no Museu da Electricidade, em Lisboa, em 2009; Memórias, no Convento dos Frades, em Trancoso, em 2010, e Arte de Bolso Mod.2012, na galeria Sete, em Coimbra, em 2012. O seu trabalho está presente em várias coleções como a Fundação EDP, a Câmara Municipal de Óbidos, a Câmara Municipal de Ponte de Sor, CENTA, Centro de Estudos Judiciários (CEJ), Quarteirão das Artes, e em várias coleções privadas em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Inglaterra.

Exposição “Desenho”
5 de maio – 29 de maio 2016

Inauguração
5 de maio pelas 18h30

Horário
Espaço Amoreiras
2ª a 6ª feira 7h – 23h
sábados 9h - 21h
domingos e feriados 9h – 18h
Exposição encerrada nos dias 7 e 8 de Maio.

Edge Arts
2ª a 6ª feira 8h30 – 17h30

Mais informações
Edge Arts | Arte Contemporânea
The Edge Group
Espaço Amoreiras - Centro Empresarial
Rua D. João V, nº. 24, 1.01
Tel.: [+351] 213 600 071/0
info@edge-arts.org
facebook.com/edgearts.org
www.edge-arts.org