Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Jornadas Europeias do Património: Performance e apresentação de antologia de CDS marcam comemorações em Loulé

Grafonola Voadora.jpg

 

 

Terão lugar nos dias 27, 28 e 29 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2019, este ano subordinadas ao tema “Artes Património Lazer”. Loulé volta a integrar o programa descentralizado e diversificado, com atividades que decorrerão em várias localidades do país.

Pretende-se, com este tema, destacar as muitas facetas do património ligadas às artes como fonte de entretenimento, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.

Assim, são duas as propostas em Loulé: uma performance audiovisual e musical e o lançamento da Antologia de CD’s de Património Oral do Concelho.

“Grafonola Voadora & Napoleão Mira” pela Casa da Cultura de Loulé é o espetáculo que será apresentado na Alcaidaria do Castelo de Loulé, na sexta-feira, dia 27, pelas 19h30. Trata-se de uma performance audiovisual que reúne músicos e performers em torno da palavra dita/cantada, música e imagem em movimento. Junta em palco, o cantautor Luís Galrito, que explorará a musicalidade dos quadros visuais, o artista visual João Espada, que deambulará, de forma poética, simbólica e visual, pelos lugares, gentes e paisagens do património material e imaterial, e o escritor, poeta e declamador Napoleão Mira que fará parte desta performance com a declamação de textos originais. O guitarrista Ricardo Martins e o acordeonista João Palma juntam-se ao espetáculo.

Propõem-se em (re)construir uma geografia afetiva, simbólica, visual e musical de quadros audiovisuais referente à sociedade em geral, viajando visualmente e musicalmente por espaços urbanos, rurais e marítimos numa busca de ambientes naturais e culturais ligados ao património material e imaterial em questão.

Esta iniciativa é promovida no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Já no dia 28, sábado, pelas 18h00, o auditório do Convento do Espírito Santo recebe a sessão de lançamento da Antologia de CDs de Património Oral do Concelho de Loulé. Trata-se da compilação de um trabalho de investigação profundo desenvolvido desde 2004 por Idália Farinho, Maria Aliete Galhoz e Isabel Cardigos.

Depois dos livros “Contos” (vol.I), “Romances” (vol. II), “Orações” (vol. III) e “Cancioneiro” (vol. IV) é agora a vez de as autoras lançarem uma antologia de CDs que constitui mais um documento precioso para o conhecimento da identidade do concelho de Loulé para a preservação da sua memória coletiva levado a cabo por estas investigadoras e profundas conhecedoras da Língua Portuguesa.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Conselho da Europa desde 1999, apoiada pelo programa Europa Criativa. Envolvendo mais de 70 000 eventos, constituem o principal evento cultural participativo do continente europeu. Apresentam o valor do nosso património comum, salientando a necessidade de o conservar para as gerações atuais e futuras.

As atividades incluem, por exemplo, festivais, exposições, aulas de artesanato, conferências e visitas guiadas. Desde os espetáculos de rua às salas de concerto, passando por teatros, museus ou cinemas, o património artístico europeu subirá aos palcos regionais, nacionais e europeus e Loulé não será exceção.

As duas iniciativas são de entrada livre.

 

CML/GAP /RP