Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Julho é Cultura no Lumiar

Mercado Medieval e recriações históricas durante três dias na 2.ª Edição da Feira Medieval do Lumiar, uma Cachupa Comunitária no Bairro da Cruz Vermelha, Concertos de Quim Barreiros e Linda Martini a marcar a 2.ª Edição da Birra da Cerveja e muito mais.

                                                                                                           

A Junta de Freguesia do Lumiar dinamiza uma intensa e diversificada programação de verão que vai marcar o mês de Julho no Lumiar. Deste programa cultural destacam-se a II Feira Medieval que assinala a lenda da Relíquia de Santa Brígida, que se encontra desde o século XIII nesta freguesia, a presença do escritor Richard Zimler no Clube de Leitura, assim como a 2.ª Edição da Birra da Cerveja que, mais uma vez, vai elogiar os mestres cervejeiros portugueses no fim-de-semana em que Quim Barreiros e Linda Martini animarão os lumiarenses e visitantes na Quinta das Conchas.

 

Integradas na programação cultural de Julho, a Junta de Freguesia do Lumiar dinamiza diversas atividades culturais em vários pontos da freguesia: a II Feira Medieval, no Largo de S. João Baptista, a Cachupa Comunitária com atuações de Celina Pereira e da companhia Lugar Comum, no Bairro da Cruz Vermelha, o III colóquio de verão, este ano dedicado à Igreja da N.ª Senhora das Portas do Céu de Telheiras, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, a 2.ª Edição da Birra da Cerveja, no Edifício-sede da Junta de Freguesia e os concertos de Quim Barreiros e dos Linda Martini.

 

Numa programação mensal disseminada por toda a freguesia, destaca-se o seguinte:

  • Dias 14, 15 e 16 de julho, das 18h00 às 24h00 - II Feira Medieval do Lumiar “A Relíquia de Santa Brígida” com mercado medieval, recriações históricas, malabarismo com fogo, rufos de tambores, música moçárabe, entre outras.
  • Dia 15 de Julho, das 09h30 às 17h30 – III Colóquio do Lumiar – Igreja da N.ª Senhora das Portas do Céu, com um programa sobre a Igreja de Telheiras e a Ordem Franciscana, assim como a presença de D. João de Cândia, príncipe do Ceilão, neste local.
  • Dia 15 de Julho, das 17h00 às 24h00 – Cachupa Comunitária, com jantar comunitário, concertos, artesanato, dança e muito mais.
  • 19 de julho, às 21h00 – Richard Zimler no Clube de Leitura do Lumiar, com a análise do seu último romance histórico O Evangelho Segundo Lázaro.
  • 21, 22 e 23 de julho, das 17h00 às 24h00 – 2.ª Edição da Birra da Cerveja, com a presença de marcas de cerveja artesanais portuguesas, workshops, concertos, exposições, espetáculos, showcooking e muitas surpresas.
  • 21 e 22 de Julho – Concertos de Quim Barreiros e Linda Martini no Jardim da Quinta das Conchas, a partir das 21h30.

 

A organização está a cargo da Junta de Freguesia do Lumiar, a mais antiga e populosa freguesia de Lisboa.

 

Para Pedro Delgado Alves, Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, “É importante mostrar aos lumiarenses e a todos os que nos visitam que, na zona norte do concelho, há diversos espaços que merecem ser dinamizados e abertos aos cidadãos, desde logo o Edifício-sede da Junta de Freguesia e toda a zona envolvente como o Parque da Quinta das Conchas. Em Julho celebraremos com a diversidade cultural que caracteriza o Lumiar mais um ano de vida da freguesia berço do cinema português”


Com exceção da Festa da Cerveja todos os eventos são de entrada livre. Veja toda a programação e não falte.