Julho no Salão Brazil: The Raincoats, Timbila Muzimba, nova música brasileira e muito mais
Programação Julho 2018
As míticas Raincoats, os embaixadores da música moçambicana Timbila Muzimba e a nova vaga da música brasileira em destaque na programação de julho do Salão Brazil
Cabe às The Raincoats abrir o mês, em concerto que encerra a curta digressão nacional do grupo da madeirense Ana da Silva. Com três importantes discos editados entre 1979 e 1984, a banda britânica viria a ser alvo de amplo reconhecimento somente na década de 90 (muito por causa da intervenção de Kurt Cobain), altura em que passaram a ser referidas em vários quadrantes como uma das mais influentes bandas do pós-punk. Em meados da década de 90, editaram aquele que viria a ser o seu último disco e, desde então, têm sido raras as ocasiões em que têm voltado aos palcos.
A banda passou já pelo Gnration, em Braga e na festa de encerramento do Festival Rama em Flor (concertos que tiveram lugar nos dias 29 e 30 de junho) e, a seguir ao concerto no Salão, no dia 3 de julho, estará no Porto, para a apresentação do livro The Raincoats escrito pela americana Jean Pelly, no âmbito da conferência internacional KISMIF.
O outro destaque maior da programação do mês de julho é a passagem pelo Salão dos moçambicanos Timbila Muzimba, embaixadores da música moçambicana que estarão presentes em Portugal para uma digressão que os levará aos palcos do Festival de Músicas do Mundo de Sines e do Festival MIMO, em Amarante. O concerto no Salão Brazil terá lugar na quarta feira, dia 18 de julho.
Almério (no dia 14) e Maíra Baldaia (a 26) são dignos representantes da nova geração da música brasileira. O pernambucano Almério chega a Portugal integrando a banda de “O Grande Encontro”, projeto que une Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo e que passa pelos Coliseus. Depois desses dois concertos, Almério permanece em Portugal para mostar o seu mais recente disco “Desempena”. Por sua vez, a cantora e compositora mineira Maíra Baldaia regressa a Portugal com o disco “Poente”, que apresentará em várias datas por todo o país.
O jazz tem lugar cativo na programação do Salão Brazil e, em julho, será oferecido por dois grupos internacionais. A 7 de julho, com os suíços Trio Heinz Herbert, que sobem até Coimbra no dia seguinte ao seu concerto no Jazz Im Goethe Garten (o festival do Instituto Goethe de Lisboa) e, alguns dias mais tarde, a 11 de julho, com os canadianos Jazzamboka, cuja música revela as raízes congolesas de um dos elementos do quinteto.
Como é hábito na programação do Salão, também os artistas locais marcarão presença. É o caso dos All Freak Band Happy People (6 de julho), novíssimo projeto que junta cinco músicos conimbricenses que estamos habituados a ver noutros contexto, como é o caso do guitarrista Marcelo dos Reis, uma referência no campo da improvisação livre e que aqui encontramos num contexto de música dançável, com influências da música africana, do reggae e do funk. Uma semana depois, a 13 de julho, é a vez de BONE, one man band cujas actuações são marcadas pela enorme energia devedora da tradição punk partilhar o palco com os Red Italian Hunter de Gonçalo Parreirão e Tiago Vaz. A 21 de julho, é a vez de João Gentil regressar ao palco do Salão, desta feita acompanhado pelo pianista argentino Franco Chirife.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
RESUMO DA PROGRAMAÇÃO:
3 julho, 22h00 | The Raincoats | Bilhetes disponíveis na BOL e nas lojas parceiras
6 julho, 22h00 | All Freak Band Happy People + Maria
7 julho, 22h00 | Heinz Herbert Trio
11 julho, 22h00 | Jazzamboka
13 julho, 22h00 | BONE + Red Italian Hunter
14 julho, 22h00 | Almério | Bilhetes disponíveis na BOL
18 julho, 22h00 | Timbila Muzimba | Bilhetes disponíveis na BOL e nas lojas parceiras
21 julho, 22h00 | João Gentil & Franco Chirife
26 julho, 22h00 | Maíra Baldaia | Bilhetes disponíveis na BOL