Lançamento de "Arte e Comunidade" | 18 de Junho | autocarro 400 (Lagarteiro) e no Teatro Municipal do Porto Rivoli
ARTE E COMUNIDADE no Porto
Apresentação de livro inédito
18 de Junho
18h00 – Viagem no autocarro 400 Lagarteiro – centro do Porto
19h00 - Teatro Municipal do Porto – Rivoli
Com saída de um dos bairros mais esquecidos da cidade do Porto, no único autocarro que faz a ligação desta península da cidade ao centro da mesma, assistiremos a um conjunto de leituras de excertos do livro por aqueles que são os intervenientes maiores da arte comunitária – neste caso os participantes dos 5 grupos de teatro comunitário que desde há 8 anos trabalham com a PELE.
É deles que fala este livro, mas também do teatro nas favelas do Rio de Janeiro, na Argentina ou nos territórios ocupados da Palestina. Além do teatro também a música e a dança encontram espaço neste livro, com abordagens sobre a prática da Orquestra Geração em Portugal ou do Serviço Educativo da Casa da Música, ou o trabalho da coreógrafa Madalena Victorino.
Há naturalmente um enfoque no trabalho realizado pela PELE no Porto e nele encontramos olhares sobre o teatro realizado com a comunidade surda, com populações esquecidas do centro histórico do Porto, Lagarteiro, Lordelo do Ouro ou em meio prisional, assim como projetos realizados em Portimão, Amarante e Guimarães pela companhia.
Este é um livro que procura colocar em confronto experiências diversas a nível nacional e internacional, registando “práticas artísticas comunitárias com maior expressão quantitativa e qualitativa e que se traduzem numa maior força, neste momento, a nível mundial”. É um livro que procura intensificar o diálogo entre a criação a artística, o desenvolvimento humano e a cidadania, dando voz a vários intervenientes (encenadores, coreógrafos, docentes universitários, técnicos sociais e educativos, participantes das comunidades, etc.).
Com prefácios assinados por António Pinto Ribeiro e João Brites, a seleção dos autores e projetos neste livro procura colmatar uma lacuna de compilação e comparação de experiências diversas, que não se encontram registadas, organizadas e acessíveis ao público em geral. “É, neste sentido, uma obra inovadora e que segue os princípios comunitários de partilha e acesso ao conhecimento”, diz Hugo Cruz, coordenador do livro.
O livro, uma edição da Fundação Calouste Gulbenkian com a Direção-Geral das Artes e a PELE, terá uma apresentação formal no dia 18 de junho, pelas 18h no Teatro Municipal do Porto – Rivoli com a presença de Olga Maia, Directora Municipal de Cultura da CMP, Tiago Guedes, Director do Teatro Municipal do Porto, Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro, Gonçalo Amorim, Director Artístico do FITEI, Hugo Cruz, cofundador e diretor artístico da PELE, Sérgio Anjos, integrante do Grupo Teatro Comunitário Em Comum de Lordelo do Ouro. Esta apresentação será antecedida de uma viagem metafórica pelo livro no autocarro 400 que parte às 18h do Bairro do Lagarteiro (junto à escola EB1).