Lançamento do livro de Helder Martins no Espaço Memória dia 31 de julho
O Espaço Memória, no Barreiro, vai receber, no domingo, dia 31 de julho, às 17h00, a Sessão de Lançamento do livro de Helder Martins, “A Asa da Consequência – Crónicas de Tellargya”, “uma épica batalha em que se cruza o desejo de fazer o que é certo e o que é certo fazer”.
A iniciativa contará com a presença do Diretor do Jornal “Rostos”, António Sousa Pereira, como orador convidado, e de um representante da Chiado Editora.
Autor: Helder Manuel Carreira Martins
«Nascido no Hospital do Barreiro a 10 de março de 1986. Apesar de viver em Alhos Vedros, toda a minha vida foi passada no Barreiro, quer socialmente, quer escolar, quer profissionalmente.
Fiz o ensino secundário na Escola Secundária Alfredo da Silva. Tenho um curso profissional nível 4 de gestão a partir do IEFP-Barreiro e mais tarde trabalhando mesmo para uma empresa de formação PROFOC, com as suas instalações no Barreiro.
Conheço e fui frequentador de espaços, como a Biblioteca do Barreiro e o Espaço J, porque era onde sentia uma maior concentração e isso refletiu-se na produção do meu primeiro livro.
Sendo eu uma pessoa que procura sempre o melhor e consciente da atualidade do nosso país, não me cingi apenas à minha formação e já estive em vários postos de trabalho, um dos quais sendo mesmo a antiga Feira Nova, entregando em todos eles o maior do meu profissionalismo. Hoje ocupo um lugar de chefia na empresa Barão & Costa, Lda.
OBRAS: “O Templo de Borkudan”; “A Asa da Consequência”
São obras que começaram a partir de estímulos resultantes do período escolar onde ocupava momentos livres no tema literário que mais me satisfazia: fantasias épicas.
Com as ferramentas que fui adquirindo ao longo da vida, achei curioso passar para o papel uma história que me acompanhava desde miúdo. Escolhendo o melhor espaço que passava por um par de horas em cafés ou derivados ao som de música japonesa vi na minha posse um primeiro livro e na tentativa encaminhar para editoras. Com respostas positivas, arrisquei a enviar. E até então e com o apoio de escolas e inúmeras pessoas que sem conhecerem, deram uma oportunidade, o feedback estimulou à criação de um segundo volume.
De uma forma resumida, o meu trabalho não satura pela descrição exaustiva mas cativa pela forte componente humana. É uma história de fortes emoções onde encontramos a vida pacata e pouco valorizada de um jovem mago. O mesmo vê num acesso de raiva a sua aldeia atacada e a irmã raptada. Assim começa a sua aventura a par de um peculiar dragão. Com incógnitas e profecias na sua jornada é possível uma ligação entre o leitor e as personagens.
Não podendo revelar muito do segundo livro, posso adiantar que é uma evolução de um hobby para um compromisso. Existe muito mais enredo e personagens. Variados temas que vão entusiasmar qualquer leitor ainda que as suas leituras não passem por uma fantasia épica.»
O Espaço Memória está situado no Parque Industrial da Baía do Tejo, Rua 17, nº 10.
CMB