Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

LINGUAGENS TECIDAS no Museu do Oriente

23 Outubro a 25 Janeiro 2015

5ccfe2dfff0cf8f5e996fe5081cfae02d0209f53.jpg

 


Linguagens Tecidas é a primeira exposição em todo o mundo dedicada exclusivamente, e de forma pedagógica, aos têxteis ikat e à fabulosa profusão das tradições indonésias de tecelagem. Os ikat são têxteis fascinantes – extremamente difíceis de fazer, de uma beleza assombrosa e envoltos numa aura de mistério.
A exposição revela a arte da tecelagem em todo o arquipélago indonésio, de Sumatra e do Bornéu a Timor-Leste e mesmo mais além, incluindo exemplares de minúsculas ilhas remotas. Linguagens Tecidas apresenta alguns dos mais raros exemplares do mundo, proporcionando uma oportunidade única de contemplar, de perto, estas frágeis obras-primas, fruto de uma arte ancestral praticamente em vias de extinção.

Revestem-se de interesse especial os xailes ikat de seda, com brocado dourado, os sagrados ikat duplos balineses, de Tenganan, e os requintados ikat de Los Palos, Timor-Leste, dos quais, que se saiba, restam menos de 10.

Algumas das peças expostas foram cedidas por museus, mas a maioria pertence à famosa Colecção Pusaka, de Peter ten Hoopen, escritor e residente em Portugal há vários anos e que a iniciou, por ocasião de uma viagem à Indonésia na década de 1970. Trata-se de uma das melhores colecções da Europa de ikats indonésios e, muito provavelmente, a mais bem documentada do mundo. Constituída por 175 peças, antigas e vintage, o seu objectivo alia a mera recolha de objectos a uma componente didáctica: a partilha de conhecimentos sobre esta arte mágica quase desaparecida.

 

APOIO DA EMBAIXADA DA REPÚBLICA INDONÉSIA

 

VISITAS GUIADAS PELO COLECCIONADOR PETER TEN HOOPEN:
15 Novembro, 11.00
16 Janeiro de 2015, 18.30
Necessária marcação