LISBOA NA RIBALTA – DE TEATROS E OUTRAS ESTÓRIAS | Visitas-percurso pelo passado e o presente de Lisboa, orientadas por Paula Gomes Magalhães | Fundação INATEL
Lisboetas passeiam na Avenida da Liberdade, 1912, Joshua Benoliel Arquivo Municipal de Lisboa - Ref PT-AMLSB-JBN-000153
Visitas-percurso pelo passado e o presente de Lisboa, revelando os palcos da cidade, e a cidade como palco da vida de todos os dias.
Visitas orientadas por Paula Gomes Magalhães
A Fundação INATEL organiza quatro visitas-percurso na cidade de Lisboa, revelando os palcos da cidade – teatros e cinemas, mas também, a Avenida da Liberdade, o antigo Passeio Público. Paralelamente a cidade será olhada como palco da vida de todos os dias, um palco de construções sociais, narrativas e ficções.
As visitas têm o objetivo de, ao longo de um ano, explorar o lugar das artes performativas, como espaços de convívio e afirmação social na cidade. Destaque será dado ao período temporal do virar do séc. XIX para o séc. XX. Através destas 4 visitas, a cidade será explorada, como um palco de movimentos artísticos e urbanísticos, mas também de comportamentos sociais e vontades políticas. Ao mesmo tempo serão revelados diversos palcos da cidade – teatros, cinematógrafos, cinemas – uns ainda visíveis e edificados, outros já desaparecidos ou transformados.
As visitas-percurso acontecem no primeiro sábado de abril, junho, setembro e outubro, e serão conduzidas por Paula Gomes Magalhães, investigadora e autora do livro: “Belle Époque. A Lisboa de finais do séc. XIX e inícios do séc. XX”.
PROGRAMA
- 16 Abril, 15h00 - Ora aí tens tu essa Avenida!
Em Abril, percorremos a Avenida (chamada da Liberdade), recordando o desaparecido Passeio Público, o sobe e desce do elegante promenade e os espaços que nela se foram instalando para apresentar as artes de palco.
- 18 Junho, 15h00 - Animatógrafos há muitos!
Em Junho, circulamos por entre animatógrafos e cine-teatros, relembrando os tempos em que as luzes da ribalta cinematográfica fizeram tremer mas não cair a ancestral arte de Talma.
- 17 Setembro, 15h00 - A ladeira vaidosa!
Em Setembro, regressamos ao Chiado para rever a ladeira vaidosa de outras eras, com passagem pelas mais elegantes lojas da capital, pelos mais afamados e movimentados cafés e pelos incontornáveis teatros, divertimento de eleição por aqueles dias.
- 15 Outubro, 15h00 - Pelos livros é que vamos!
Em Outubro, sem sair do teatro, mergulhamos na Lisboa literária para, a partir dos livros, desvendar lugares com história e muitas estórias para contar.
Biografia de Paula Magalhães