Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

LIXO DO FESTIVAL ELÉTRICO VAI SER TRANSFORMADO NUMA OBRA DE ARTE

image002.jpg

 

O Festival Elétrico está de regresso ao Parque da Pasteleira, nos dias 26, 27 e 28 de julho, para a sua segunda edição. Apresenta um cartaz repleto de nomes underground de referência da música eletrónica. Mas o Elétrico assume-se como mais do que um festival de música: os seus 5 espaços (Music, Energy, Start, Art e Kids) tornam este festival numa verdadeira experiência de criatividade, consciência e equilíbrio. Em 2019, a organização aposta na Sustentabilidade como tema central das áreas complementares do evento.

 

ESCULTURA LIVE (ESPAÇOS ART E KIDS)

 

Nos últimos anos tornou-se inegável o impacto da sociedade moderna no ambiente e no perigo que os hábitos de consumo têm na sustentabilidade do planeta.

 

Contudo, 2019 fica marcado como o ano em que a atenção mundial se vira para o plástico e para os terríveis efeitos que este tem nos ecossistemas e no contributo para a acelerada degradação ambiental.

 

Assim, o Festival Elétrico, em conjunto com o G Teatro, irá construir durante o evento uma escultura com mais de 2 metros de altura, utilizando apenas lixo plástico. Nesta peça de arte serão reutilizados grande parte dos resíduos produzidos durante o festival, tornando o Elétrico num festival sustentável e com um impacto ecológico quase zero.

 

Esta é uma atividade que faz a ligação entre o tema geral do festival, a Sustentabilidade, e os espaços Kids e Art. Será uma construção interativa, divertida e apropriada para a participação de crianças. A colaboração dos mais novos é muito importante, pois a próxima geração terá um papel fundamental no futuro do planeta. Torna-se imperativo que estes desenvolvam uma consciência do impacto ambiental provocado pelos hábitos de consumo atuais.

 

Assim, pretende-se que o lixo ganhe uma segunda vida, não só como peça de arte, mas também como peça de sensibilização para a necessidade urgente em reduzir o consumo de plástico e no desenvolvimento de hábitos de consumo sustentáveis para o futuro do planeta.

 

Esta instalação artística irá aliar o espírito criativo da Arte, a importância de uma consciência de Sustentabilidade e a interação do público, com destaque para os mais novos. Nesta festa da música eletrónica e da cidade do Porto, os desperdícios encontram uma nova vida e servem de material para uma das peças de arte mais icónicas de todo o festival.

 

ESPAÇO ART

 

O Festival Elétrico apresenta o espaço Art, vocacionado para a criação, partilha e divulgação da arte.

 

As instalações artísticas poderão ser encontradas quer nos espaços mais centrais, quer nos espaços de natureza, como é o exemplo das instalações de espelhos presentes por todo o parque. Estas instalações prometem criar uma experiência fraturante com a realidade, criando ilusões óticas e diferentes formas de perceção.

 

Outro dos espaços dedicados à arte são os diversos painéis que serão pintados por performers de street art, onde se poderá assistir à criação de obras de arte urbana ao vivo.

 

Existem mais dois espaços enquadrados no espaço Art do festival. Um deles é o Elétrico Art Affair, que será uma feira de arte a decorrer durante toda a duração do festival, que pretende promover os artistas da cidade do Porto, através das suas obras, que se encontram alinhados com o espírito criativo e inclusivo do festival. O outro espaço é a Galeria de Mupis, que irá exibir peças fotográficas, igualmente enquadradas na mensagem de consciencialização ambiental e na diversidade da experiência humana.

 

ESPAÇO KIDS (crianças até aos 12 anos não pagam)

 

O Elétrico é um festival para toda a família e foi a pensar nos mais novos que foi criado o Espaço Kids. Neste espaço dedicado para as crianças, haverá várias atividades que prometem aliar diversão, bem-estar e criatividade. As crianças até aos 12 anos não pagam entrada no festival.

 

No espírito de consciencialização ambiental irá ser construída, como referido, uma escultura de plástico reutilizado. Pretende-se que as crianças participem e sejam um elemento ativo na construção desta peça de arte. Nesta atividade pretende-se que os mais novos desenvolvam a sua consciência criativa e de sustentabilidade ambiental.

 

Numa ligação entre o espaço Kids e o espaço Energy, irão decorrer sessões de Meditação dos Sentidos para crianças. Os sentidos são a ponte entre o “eu” e o momento presente e, nesta atividade, as crianças vão aprender a ganhar consciência dos sentidos e a viver o presente.

 

ESPAÇO ENERGY

 

O espaço Energy é o epicentro da energia do festival e é dedicado ao Mindfulness, ao Yoga e à Meditação. Depois de em 2018 ter sido um dos espaços mais procurados, neste ano o espaço Energy volta com uma agenda mais preenchida e com novas atividades, em que se incluem sessões de Meditação, Yoga, Ritual Dance e Meditação Sonora.

 

O que vai acontecer?

 

O final da tarde de sexta-feira marca a abertura do espaço Energy, com uma sessão de Yoga Tibetano.

 

No dia seguinte, a energia começa a fluir logo pela manhã com uma sessão de Meditação Sonora de Gongos, Dança do Coração (Meditação Ativa) e Taças Tibetanas. No sábado irão decorrer atividades durante todo o dia, com sessões de Yoga Dance Flow, Sacred Dance Ritual e Yoga Tibetano.

 

A dança tem lugar de destaque em qualquer festival de música eletrónica e, por isso, também há espaço para sessões de dança ritual. Usada como técnica de libertação espiritual e do despertar dos sentidos desde há milhares de anos, a dança ritual chega ao elétrico ao ritmo de Dharum.

 

Durante a manhã de domingo, para encerrar o espaço Energy, irá haver mais uma sessão de Meditação Sonora de Gongos. Mais tarde, Dharum DJ Set volta para um novo ritual de Sacred Danced. Haverá ainda um Concerto Meditativo com Eye Color Dreams.

 

No intervalo destas sessões será possível apreciar a natureza e absorver a tranquilidade envolvente do espaço verde e do lago, um pouco mais afastado da zona dedicada à dança.

 

PRESS START: THE NEXT BIG LEADERS

 

Na edição do Festival Elétrico de 2019 regressa também a iniciativa Press Start em que, à semelhança da edição de 2018, haverá um espaço dedicado à Inovação, à Tecnologia e à Sustentabilidade em parceria com o The Next Big Idea.

 

O foco em 2019 está precisamente nos desafios que a sustentabilidade ambiental e social colocam na forma como vivemos, como trabalhamos, como geramos riqueza e como educamos as novas gerações.

 

E é esse o mote do The Next Big Leaders, uma iniciativa que terá o seu arranque no Parque da Pasteleira e em que serão conhecidos projetos de jovens líderes com soluções e ideias para a solução de problemas ou melhoria de realidades na esfera da sustentabilidade.

 

Porquê a escolha deste tema?

 

- As alterações climáticas são uma prioridade da humanidade, independente da raça, classe social ou geografia

 

- 2019 foi o ano da primeira greve estudantil pelo ambiente

 

- Segundo o Eurobarómetro, as alterações climáticas e a proteção do ambiente são uma das quatro principais preocupações dos europeus

 

 

Todas as informações sobre o Festival Elétrico podem ser encontradas em https://eletricofest.com

 

 

Horários:

 

Sexta-feira: 14h00 – 01h00

Sábado: 11h00 – 01h00

Domingo: 11h00 – 22h00