LONTRAS DO FLUVIÁRIO DE MORA DÃO À LUZ MAIS 4 CRIAS
O simpático casal de lontras asiáticas que em 2007 colonizaram o Fluviário de Mora, então baptizados com o nome artístico de Mariza e Cristiano Ronaldo, voltaram a ter crias.
Depois de um longo período de espera até à primeira reprodução bem-sucedida, em 2011, este casal tem mantido a sua capacidade reprodutora, com uma ninhada a cada ano.
Desta feita são quatro as crias que a cada dia de desenvolvimento, se vão apresentando mais dinâmicas e robustas, dando os primeiros passos fora do ninho e começando a ingerir alimentos sólidos.
A primeira ninhada de lontras nasceu em 2011, onde a Anita, Faísca e Bolota passaram a fazer as delícias dos visitantes e equipa do Fluviário de Mora. Um ano depois, a família crescia novamente, com o casal de lontras Mariza e Cristiano Ronaldo a serem pais de uma segunda ninhada de três crias saudáveis e brincalhonas. No ano passado foram mais duas crias que fizeram a família crescer.
São já 10 os membros desta família de lontras, todos activamente envolvidos no cuidar das quatro crias bebés. Não faltarão os cuidados, muitos e diversos, e até as aulas de natação com os primeiros mergulhos, sempre vigiados pelos adultos.
Esta família de lontras são da espécie Lontra-de-garras-curtas, e ao contrário da lontra-europeia que também integra a colecção do Fluviário de Mora, formam núcleos familiares de mais de uma dezena de indivíduos. Esta espécie de lontras forma um casal para toda a vida e apenas o casal dominante se reproduz.
O Fluviário de Mora vê assim recompensados os seus esforços por produzir condições de grande qualidade – desde infraestruturas a cuidados levados a cabo pelos tratadores e equipa - que permitem a reprodução de uma espécie, infelizmente, já Vulnerável na natureza e sujeita a um nível crescente de pressões e ameaças.