LOULÉ ASSOCIA-SE PELO SEGUNDO ANO AO DIA NACIONAL DA SUSTENTABILIDADE
Esta quarta-feira, dia 25 de setembro, celebra-se pela segunda vez o Dia Nacional da Sustentabilidade, para reafirmar a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas em Portugal, com o objetivo de promover a adoção de comportamentos mais sustentáveis.
Loulé junta-se, assim, a esta celebração, realçando o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município na integração da agenda mundial nas suas políticas públicas. Um dos destaques foi a adesão à Plataforma ODSlocal, em 2018. Desde aí o trabalho desenvolvido pela Autarquia, em estreita parceria com o consórcio da Plataforma ODSlocal (o CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, o OBSERVA - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, o MARE da Universidade Nova de Lisboa e a 2adapt), tem permitido territorializar os ODS no concelho de Loulé (https://odslocal.pt/loule).
Neste momento, o concelho de Loulé tem já referenciadas no portal ODSlocal cerca de 143 boas práticas municipais que contribuem para a implementação da Agenda 2030, cerca de 84 projetos da sociedade civil, mapeados e com impacto relevante na concretização dos ODS à escala local, e cerca de 270 indicadores de progresso relativamente a cada um dos ODS. O trabalho realizado pelo Município nesta matéria já permitiu ter o reconhecimento por parte do consórcio ODSlocal, tendo recebido quatro prémios ODSlocal na categoria Práticas Municipais com as boas práticas “Loulé Design Lab” e “Aspirante Geoparque Algarvensis” (2021 e 2023 respetivamente) e na categoria Melhor Conjunto de Boas Práticas em 2022 e 2023, Selo ODSlocal na categoria dinâmicas municipais (2021) e uma menção honrosa no concurso para o Prémio ODSlocal Boa Prática individual com a “Comunidade Energética Escolar” (2022).
Recorde-se que Loulé tem também um papel de destaque na Secção de Municípios para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Associação Nacional de Municípios Portugueses, criada em 2022, sendo o presidente da Câmara Municipal de Loulé presidente da mesa. Como tal, o autarca Vítor Aleixo marcou presença, em julho deste ano, no Fórum Político de Alto Nível 2024 sob o tema “Reforçar a Agenda 2030 e erradicar a pobreza em tempos de múltiplas crises: a entrega eficaz de soluções sustentáveis, resilientes e inovadoras", realizado em Nova Iorque, na sede da Organização das Nações Unidas.
Para ampliar a leitura do contributo de Loulé face à Agenda 2030, a Autarquia convida todos os agentes da sociedade civil, que de forma autónoma contribuem para o cumprimento dos ODS, a adicionar e mapear os seus projetos e as ações inovadoras e sustentáveis implementadas, no Portal ODSlocal, através do preenchimento de um formulário, através do seguinte link https://odslocal.pt/novo-projeto
A sustentabilidade é fundamental para garantir um futuro equilibrado e próspero, e a Agenda 2030 serve como roteiro para alcançar um desenvolvimento inclusivo e responsável, que respeite os limites do planeta e promova o bem-estar de todas as pessoas.