Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Luís Filipe Borges, João da Ilha e Luís Jardim são alguns dos artistas a não perder na semana das ilhas do evento "Os Sabores de Portugal"

Mercado de Algés: Luís Filipe Borges, João da Ilha e Luís Jardim são alguns dos artistas a não perder na semana das ilhas do evento "Os Sabores de Portugal"

 

Na última semana do evento “Os Sabores de Portugal”, no Mercado de Algés, celebra-se o melhor das tradições e gastronomia das ilhas. De stand-up comedy com Luís Filipe Borges, a um showcase do talentoso João da Ilha, a surpresas únicas como uma atuação de Luís Jardim, esta vai ser uma despedida em grande desta homenagem às tradições e gastronomia nacionais.

 

40&counting.jpg

 

Marque já na agenda e aproveite as noites para se divertir com Luís Filipe Borges, o comediante e açoriano orgulhoso com muito material sobre a sua terra: a ilha terceira (dia 8-21h30). E, para representar a Madeira, estará Luís Jardim, um rosto bem conhecido dos portugueses pela sua presença no júri do programa "A Tua cara não me é estranha". Desta vez, será ele a atuar para o público neste evento marcante (dia 10- 21h). Já João da Ilha, dono de uma voz intimista e cálida, irá cantar alguns dos seus hits a todos os visitantes do Mercado (dia 9 - 21h30). Mas também a Tuna Universitária Corsários dos Açores fará parte do certame, com atuações marcadas para o dia de sábado.

 

JDI-2013-333x500.jpg

 

Entre muitos outros momentos, terá a oportunidade de se deixar inspirar com as sessões de showcooking com António Cavaco, da Confraria de Gastrónomos dos Açores, sexta e sábado (19h30) e mesmo por uma leitura de um conto direcionada para os mais pequenos, por Beatriz Noronha, do livro “Os ananases, reis com coroa, e tudo” (dia 10-14h30).

 

E as novidades continuam pelo paladar, não fossem as ilhas um sinónimo de iguarias saborosas. As degustações contam com a famosa Poncha (dia 7 e 9), o Vinho da Madeira (dia 7-20h30), Queijo do Pico com Pimenta da terra da Companhia dos Açores (dia 8- 20h), Enchidos dos Açores da Companhia dos Açores (dia 9-14h), uma prova de vinhos do Pico, da Curral Atlantis (Açores) (dia 11-18h00) e uma prova de vinhos da J. Faria e Filhos (Companhia dos Engenhos do Norte) (dia 11-12h30) e até Bolo do Caco do Cantinho Tradicional (dia 9-18h). Prepare a barriga para fazer uma pausa à dieta porque vai valer a pena.

 

Francisco Calheiros, da organização do evento revela: “Este ano, Os Sabores de Portugal tiveram uma adesão incrível. Penso que a cultura portuguesa desperta cada vez mais orgulho e curiosidade. Assim, esperamos que esta iniciativa venha sublinhar a importância de cultivar ainda mais as nossas tradições, com ações que unem esse lado tradicional com o moderno, na gastronomia, na cultura, na arte e na literatura. Curiosamente, temos pessoas que todos os dias aparecem no Mercado de Algés a perguntar o que vai ser amanhã. Não podíamos estar mais satisfeitos.”.

 

De salientar que esta semana conta com o apoio do Turismo dos Açores, Companhia dos Açores, Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores – SDEA, Associação de Promoção da Madeira e do Cantinho Tradicional (Madeira).

 

Mercado de Algés: Comer, Beber, Amar