Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

LUSO - Mostra Itinerante del Nuovo Cinema Portoghese começa dia 29 de Setembro em Roma

LUSO - Mostra Itinerante del Nuovo Cinema Portoghese
a partir de 29 de setembro

Itália, Outono | Inverno – 2018 | 2019

 

1fe6e28b-6813-4350-a376-94755b640dce.jpg

 

O que é?
LUSO é a primeira mostra itinerante que a partir do dia 29 de setembro vai levar a mais de 25 cidades italianas o melhor cinema português dos últimos anos. Cinco filmes consagrados nos festivais internacionais que vão dar a conhecer ao público italiano uma geração de cineastas que (ainda) não chegou às salas comercias da península italiana, desde Marco Martins (São Jorge) a Pedro Pinho (A Fábrica de Nada), de Ivo Ferreira (Cartas da Guerra) a Pedro Cabeleira (Verão Danado) e Manuel Mozos (Ramiro). Acompanhando as longas-metragens também quatro curtas-metragens que desde o ano 2000 marcaram os debutes de alguns nos nomes que se impuseram entre as vozes mais originais do cinema português (e europeu): entre eles Miguel Gomes, do qual se poderá ver um dos primeiros, e já muito livres trabalhos, Inventário de Natal, assim como o já citado Manuel Mozos (A Glória de Fazer Cinema em Portugal), João Nicolau (Rapace) e uma das revelações do último Festival de Cannes com a sua primeira longa, Gabriel Abrantes, em Itália apresentando a curta A Brief History of Princes X.

 

Onde, Quando e (com) Quem

LUSO estreia em Roma nos dias 29 e 30 de setembro na Casa del Cinema, com a presença do realizador Marco Martins, para depois começar uma tournée que vai continuar durante o outono e o inverno, passando por Milão, Turim, Trieste, Bolonha, Perugia, Palermo, Bari e outras cidade italianas. Além de Roma, também outras cidades vão contar com a presença dos realizadores Pedro Pinho, Ivo Ferreira, Pedro Cabeleira e Manuel Mozos. O programa completo está disponível em luso-cine.com e na página facebook LusoCine.

Estas são as primeiras datas confirmadas:

Roma, Casa del Cinema, 29 e 30 de setembro
Trieste, Cinema Ariston, 2 a 4 de outubro

Gorizia, Cinema Kinemax, 4 de outubro
Perugia, Cinema Postmodernissimo, todas as terças-feiras de outubro

Brescia, Cinema Eden, 5, 12 e 19 de outubro
Cesena, Cinema Eliseo, 14 de outubro
Pisa, Cinema Arsenale, 15, 16, 17 de outubro
Vicenza, Cinema AraCoeli, 23 e 24 + 30 e 31 de outubro, 6 e 7 + 20 e 21 + 27 e 28 novembro
Verona, Circolo del Cinema, 25 de outubro

 

Porquê

Organizada pela Associação Il Sorpasso- promotora em Portugal e no Brasil da Festa do Cinema Italiano - com a Arch Film, distribuidora de cinema independente em Itália, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, o ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, a Embaixada de Portugal em Itália, o Instituto Camões, a TAP e o Turismo de Portugal, LUSO pretende aproximar o público e a indústria italianos à vitalidade do cinema português, ausente dos ecrãs italianos apesar dos aplausos da crítica internacional e da forte presença e prémios em festivais por todo o mundo.