Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

M.Ou.Co. cria área inovadora destinada à "Saúde do Músico"

A pensar no bem-estar destes profissionais

M.Ou.Co. cria área inovadora

destinada à “Saúde do Músico”

 

M.Ou.Co._Interior.jpg

 

Projeto conta com uma “Clínica da Performance”, com oficinas formativas e seminários. Componente fará parte integrante da programação do espaço

 

O M.Ou.Co. – novo espaço cultural localizado na cidade do Porto, que conta com um conceito inovador e multidisciplinar e que engloba as vertentes hoteleira, cultural e de restauração – continua, um mês após a inauguração oficial, a surpreender. A aposta na “Saúde do Músico”, área que visa promover o bem-estar físico e mental de músicos, é um exemplo disso. Coordenado por Flora Vezzá (fisioterapeuta especializada em Ergonomia e que se dedica há mais de uma década à saúde dos músicos), este novo conceito distingue-se pelo acompanhamento especializado aos artistas que passem pelo M.Ou.Co.. Ao mesmo tempo, integrará, ainda, um conjunto de iniciativas personalizadas, pensadas exclusivamente para suprir as necessidades específicas destes profissionais.

 

Este projeto inovador procura acompanhar músicos e outros artistas que, no âmbito da sua atividade, sofram traumas ou lesões, dando-lhes o melhor acompanhamento possível e procurando que estes profissionais consigam atingir a excelência performativa. Um dos aspetos diferenciadores do projeto é, sem dúvida, a “Clínica da Performance”, um espaço singular e inédito na cidade Invicta, que visa trabalhar de perto com músicos e instrumentistas na análise da performance da execução do instrumento. Aqui, nada é deixado ao acaso. A postura, os movimentos e a execução performativa são itens analisados ao pormenor. A análise é registada em vídeo para que exista, posteriormente, uma partilha e discussão com o instrumentista e uma posterior orientação sobre os procedimentos a mudar ou corrigir, a fim de se alcançar uma prestação ao mais alto nível, com corpo e mente em harmonia.

 

“Encontro de Música e Saúde” no primeiro semestre de 2022

Outra das apostas do M.Ou.Co. nesta vertente passa pela realização de um conjunto de iniciativas culturais ligadas ao segmento da saúde. É o caso das oficinas formativas, que convidam músicos e artistas a olhar para o seu corpo e a refletir sobre a forma como o usam, dentro e fora do universo da música. O M.Ou.Co. apostará, também, na dinamização de seminários centrados no bem-estar físico e mental destes profissionais. Um dos destaques centra-se, por exemplo, no “Encontro de Música e Saúde”, que decorrerá no primeiro semestre de 2022 e que contará com a participação de artistas e profissionais da área da saúde (nacionais e internacionais).

 

A “Saúde do Músico” lançar-se-á, igualmente, em projetos relacionados com a “Música na Saúde da Comunidade”. Irá acolher, ainda, projetos voltados à comunidade local centrados na música e nas artes de forma a apoiar o seu desenvolvimento. Relembre-se que a “Saúde do Músico” é um dos pilares da construção do M.Ou.Co. e ocupará, também do ponto de vista da programação, uma presença estruturada e alargada.  Mais informação aqui.