Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MAAT | Ficção e Fabricação: Fotografia de Arquitetura após a Revolução Digital

Ficção e Fabricação: Fotografia de Arquitetura após a Revolução Digital

 

O MAAT inaugura hoje Ficção e Fabricação, uma exposição com perto de 70 obras de artistas como Jeff Wall, Thomas Ruff, Sabine Hornig, Antoni Muntadas, Aglaia Konrad ou James Casebere, e portugueses como Edgar Martins, André Cepeda, Tatiana Macedo, Rita Sobral Campos e Teresa Braula Reis, entre muitos outros.

 

A exposição Ficção e Fabricação: Fotografia de Arquitetura após a Revolução Digital reúne obras de cerca de 50 artistas que constroem e manipulam imagens feitas a partir de objetos e espaços arquitetónicos.

Assinalando os 30 anos da invenção do Photoshop e da invasão das ferramentas digitais na produção fotográfica, esta mostra foca o imaginário da arquitetura como tema fulcral de uma prática expandida da fotografia na arte contemporânea. Desde as obras seminais de Andreas Gurski, Thomas Demand ou Doug Aitken, até às criações ficcionais de Beate Gütschow, Oliver Boberg ou Isabel Brison, delineia-se um panorama da fotografia de arquitetura que contorna abordagens objetivas e privilegia as efabulações sobre o real entre o olhar cinematográfico, a desconstrução da imagem ou as narrativas mais politizadas.

 

Entre as 68 obras que integram a exposição, estão presentes obras de várias coleções privadas e institucionais, incluindo o Museu Reina Sofia, de Madrid, a Coleção de Arte da Fundação EDP e mais de 20 obras provenientes da Coleção de Fotografia Contemporânea do NOVO BANCO.  Conta também com obras de galerias como a Carlos Carvalho, Filomena Soares, Cristina Guerra, Vera Cortês, Georg Kargl Gallery (Viena), The Little Black Gallery (Londres), Esther Shipper Gallery (Berlim), L.A. Galerie (Frankfurt), Misha Franck Collection (Londres), entre outras.

 

 

 

_______________________________________________________________________________

Programação da exposição:

 

 

 

Conferência internacional: On The Surface

Co-organização Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto / Scopio
31 maio das 9h30 às 19h
www.onthesurface.net/program

 

______________________________________________________________________________

 

Ficção e Fabricação: Fotografia de Arquitetura após a Revolução Digital
Curadores: Pedro Gadanho e Sérgio Fazenda Rodrigues

De 20 de março a 19 de agosto
Main Gallery + Vídeo Room – Edifício MAAT

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.