Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MAAT prolonga exposição de Bill Fontana por apelo do público!

MAAT prolonga exposição de Bill Fontana por apelo do público!
Shadow Soundings estará em exposição na Galeria Oval do MAAT até 26 de fevereiro

 

Bill Fontana_MAAT.jpg

 

Até à data, mais de 68 mil pessoas visitaram a exposição Shadow Soundings, do compositor e artista norte-americano, Bill Fontana. Assim, e para responder às expetativas do público, o MAAT acaba de anunciar o prolongamento da exposição: em vez de terminar a 19 de fevereiro, a exposição estará na Galeria Oval até 26 de fevereiro, mais duas semanas do que era previsto.

Após esta data, a instalação imersiva de som e vídeo da emblemática Ponte 25 de abril, realizada pelo grande pioneiro em experiências com som, integrará a Coleção de Arte Fundação EDP, numa generosa doação de Bill Fontana.

A exposição de Bill Fontana, bem como a parceria com a empresa de São Francisco, Meyer Sound, suscitou recentemente a realização de um simpósio internacional sobre arquitetura arte e som, RESONATE, que no passado dia 12 atraiu ao MAAT um público de arquitetos, artistas e engenheiros de som maioritariamente estrangeiros.

 

Shadow Sounding  de Bill Fontana

Shadow Soundings é uma instalação feita a partir dos sons e ruídos da Ponte 25 de Abril; mas também uma obra em vídeo que, através de 5 pontos de projeção, mostra vistas únicas da ponte e do Tejo, bem como ângulos desconhecidos das sombras dos veículos em movimento no tabuleiro da ponte. Eram estas sombras em movimento que criavam aquele som “cantado” tão característico da ponte, e foi daí que surgiu o título Shadow Soundings, conta o artista.

Como o próprio gosta de se intitular, Bill Fontana é um artista que “tira os sons das coisas”. Nesta instalação ele capta o ruído da ponte, tão familiar aos habitantes da cidade de Lisboa, e amplifica-o conferindo-lhe musicalidade.

Bill Fontana já expôs no Whitney Museum of American Art, no San Francisco Museum of Modern Art, Art Gallery of NSE em Sydney, entre muitos outros.

Curadoria: Pedro Gadanho. De 4 outubro a 26 de fevereiro 2018.