Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Mais de 7 mil pessoas festejaram o 5º aniversário do gnration

 

 

Visitantes usufruíram de 16 horas de programação durante o Open Day

Mais de 7 mil pessoas festejaram o 5º aniversário do gnration

Mais de 7000 pessoas visitaram o gnration no passado Sábado, 28 de Abril, data em que se assinalou o quinto aniversário do edifício. O gnration abriu de novo as portas para apresentar um variado leque de actividades culturais que reflectem o trabalho realizado ao longo dos últimos anos. Concertos, dj sets, instalações, um mercado de discos e oficinas, entre outras actividades, preencheram um programa de 16 horas.

À noite, quando se verificou a maior afluência de público, os concertos da coqueluche internacional da música eletrónica Kelly Lee Owens, do irreverente DJ e do produtor londrino Powell, bem como dos portugueses Surma e Ermo e do irlandês DJ Fitz, fizeram as delícias dos milhares de jovens e adultos que estiveram presentes.

Durante a tarde, a música também teve lugar com os concertos do duo português Lavoisier, a performance audiovisual de Sinø e ainda a apresentação em palco do disco de estreia dos Bracarenses Osso.

Para além do programa de música, o gnration open day contou também com um conjunto de quatro instalações, sendo duas delas produções específicas para o espaço do gnration.

O serviço educativo foi uma presença constante no programação cultural trimestral do espaço e um dos programas de mais sucesso do gnration nos últimos anos. A Performance 0+1=SOM, projecto pioneiro da Câmara Municipal de Braga para o ensino dos novos media no currículo académico do 1º Ciclo do Ensino Básico, foi transportada para o palco da BlackBox e contou com a participação dos alunos das escolas básicas da Estrada e de Merelim São Paio.

Ainda durante o dia, a Digitópia, plataforma de música digital sediada na Casa da Música, apresentou uma sessão aberta sobre Live Coding, ferramenta que permite alterar código em tempo real e utilizada em performances por diversos músicos.

A complementar o programa das festividades, o gnration recebeu também a quinta edição do gnration music market, um mercado de música para melómanos, aficionados de instrumentos, coleccionadores ou simples curiosos, que atraiu centenas de pessoas ao longo do dia.