Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MANPOWER | 19 DEZ | Rua Poço dos Negros

MANPOWER - Unidade na Disparidade

Depois do êxito da primeira edição, MANPOWER está de volta! A 19 de Dezembro de 2014 preencheremos a rua com obras de 50 artistas nacionais e internacionais, que juntos irão celebrar o Poder do Homem – o poder da força criativa como dispositivo de transposição sócio-cultural. Numa só noite arte, música e performance contaminam montras de lojas, ateliers e espaços vazios ao longo da Rua Poço dos Negros. 
 

Instalacao%20do%20artista%20Joao%20Couto%20C%20(C)

 

(C) João Couto C. | 
 
 
A arquitecta Ana Francisca Amaral (PT) e o colectivo de arte internacional Cosmicmegabrain (UK) voltam a unir esforços para apresentar MANPOWER - unidade na disparidade. Seis anos passaram desde a primeira edição deste evento que pretende ser uma celebração do poder da criatividade humana. Agora, o charme intemporal da Rua Poço dos Negros desdobra-se num enlace entre lojas de comércio tradicional e novos estúdios de arquitectura e design, companhias de teatro e um museu. Outrora sinónimo de esclavagismo, a Rua Poço dos Negros assume-se hoje como um emergente núcleo  de actividade criativa de Lisboa. São disso exemplo as novas parcerias de onde destacamos o DNA – Rua das Gaivotas, o Rés do Chão e o Atelier-Museu Júlio Pomar. 

Os objectivos mantêm-se:
   -   expor um vasto leque de expressões artísticas
   -   proporcionar o diálogo entre artistas, residentes e comunidade local
   -   unir diferentes moradores e intervenientes num objectivo comum
   -   sensibilização para a vida de bairro contrariando a tendência do abandono do centro da cidade e do comércio local
   -   recuperar a memória do espírito de rua activo e distante dos actos de vandalismo
   -   celebrar o poder da força criativa como dispositivo de transposição sócio-cultural

Nesta edição aumentámos a área de acção para 1.800 m² de espaços visitáveis, exteriores e interiores, estabelecendo um percurso desde a Rua do Vale, por toda a Rua Poço dos Negros, terminando na Rua das Gaivotas. 

Estimamos receber cerca de 4.880 visitantes, que circularão pelos 30 espaços comerciais, 13 espaços culturais, para ver as 50 intervenções site-specific de pintura, fotografia, ilustração, escultura, instalação, performance, música e vídeo, entre as 19h às 24h, neste festival de entrada e circulação livre.

MANPOWER'14 é financiado pelo programa BIP/ZIP da C.M.L. e organizado em parceria com: Poço de Ideias, DNA - Rua das Gaivotas, Cão Solteiro, Teatro Praga, Rés do Chão, Atelier-Museu Júlio Pomar, Atelier REAL, Oficina Colectiva e Junta de Freguesia da Misericórdia.