MAR Shopping Matosinhos é palco da exposição "Reciclagem Artística"
Trabalhos vencedores do "Passatempo de Esculturas de Tampinhas," iniciativa promovida pelo Meeting Place no âmbito do seu 15º aniversário, vão estar em exposição de 27 de abril a 5 de maio
Escolas premiadas vão receber ecopontos personalizados e produtos IKEA, para construção de espaços de leitura ou áreas de descanso, destinados a melhorar o ambiente escolar
Entre 27 de abril e 5 de maio, o Atrium (piso 0), do MAR Shopping Matosinhos, recebe a exposição “Reciclagem Artística”. A ação que resulta do “Passatempo de Reciclagem Artística”, iniciativa promovida pelo Meeting Place, no âmbito do seu 15º aniversário, visa contribuir para o maior foco na redução do uso de plástico e na promoção de práticas ambientais conscientes, bem como para o projeto “Dá Cá uma Tampa” da LIPOR. Na iniciativa participaram alunos do 1º ano das escolas de Matosinhos, tendo o projeto o objetivo de enfatizar a importância da proteção ambiental, do envolvimento da comunidade e do compromisso social.
As esculturas foram avaliadas por um júri composto por representantes do MAR Shopping Matosinhos e o vencedor escolhido foi o Agrupamento de Escolas (AE) Dr. José Domingues dos Santos – Escola Básica (EB) de Matosinhos, distinguido com o prémio de 600 euros. Já o segundo lugar, que arrecadou um prémio de 400 euros, teve como destino o AE Professor Óscar Lopes – EB Estádio do Mar e, por fim, o terceiro lugar foi entregue ao AE Dr. José Domingues dos Santos – EB Cabanelas, contemplado com 250 euros. Referir que os prémios para as três escolas vencedoras incluem ecopontos personalizados e produtos IKEA, destinados a melhorar o espaço escola, com espaços de leitura ou áreas de descanso.
A escultura vencedora tem por objetivo ser utilizada em campanhas de recolha de tampinhas com propósito social. Além dos três projetos vencedores, foram também atribuídas duas merecidas menções honrosas, que destacam a diversidade, a criatividade e o esforço excecional de todos os participantes.
A exposição materializa-se numa exposição vibrante da inventividade das mentes jovens de Matosinhos, proporcionando-lhes uma oportunidade única para mostrar seus talentos, através de uma exposição abrangente, que agrega todos os trabalhos. Para garantir a funcionalidade prática, o trabalho vencedor será replicado pelo MAR Shopping Matosinhos, assegurando uma estrutura robusta e durável para a recolha eficiente de tampinhas. Esta peça será posteriormente exibida no Meeting Place, tornando-se um testemunho tangível do talento e engenho da comunidade escolar de Matosinhos.
“O MAR Shopping Matosinhos acolhe esta iniciativa, porque acreditamos que a consciencialização para a temática da proteção ambiental e relevância da correta separação de resíduos é vital e porque o MAR Shopping Matosinhos tem vindo a alinhar as suas iniciativas de impacto ambiental, social e económico com as metas da Agenda 2030, tendo já projetos presentes na plataforma ODS Local, integradas no município de Matosinhos”, explica Sandra Monteiro. A diretora do Meeting Place acrescenta ainda: “Estabelecemos, uma vez mais, ligação com entidades relevantes da nossa comunidade, envolvendo a comunidade escolar de Matosinhos, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos.”
“ É com grande satisfação que a Câmara Municipal de Matosinhos, mais uma vez, abraçou o desafio proposto pelo MAR Shopping Matosinhos, no sentido de aprofundar a consciência ambiental e ecológica das crianças matosinhenses. Esta iniciativa, insere-se nas atividades da Oficina de Educação Artística, no âmbito do Currículo Local AEC de Matosinhos e, mais uma vez, foi um sucesso a participação de todas as escolas dos agrupamentos de Matosinhos”.
Exposição “Reciclagem Artística”
27 de abril a 5 de maio
Atrium, Piso 0