Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Maria do Rosário Pedreira na última sessão deste ano do “365 Dias de Romance”

2ca33959-4ca0-4fdf-a4d5-09f63b0af564.tmp

 

A escritora Maria do Rosário Pedreira é a convidada da última sessão deste ano do “365 Dias de Romance: Conversas Literárias”, no dia 11 de dezembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Palmela (sessão presencial, com transmissão online através do Facebook Palmela Município).

Nascida em Lisboa, em 1959, Maria do Rosário Pedreira licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, na Universidade Clássica de Lisboa. Concluiu ainda o curso de Língua e Cultura do Instituto Italiano.

Depois de uma breve passagem pelo ensino, que a influenciou a escrever para jovens, ingressou na carreira editorial, sendo hoje editora de literatura portuguesa. A sua obra literária iniciou-se pela literatura juvenil, com duas coleções que foram adaptadas à televisão e venderam cerca de um milhão de exemplares.

Embora tenha publicado um romance e contos dispersos em revistas e antologias, é sobretudo conhecida como poetisa, tendo publicado quatro livros, hoje coligidos num volume com o título “Poesia Reunida”, distinguido com o Prémio da Fundação Inês de Castro. Está traduzida em várias línguas e publicada em volumes independentes, revistas e antologias em diversos países.

Tem participado em numerosos encontros de escritoras/es em Portugal e no estrangeiro. É ainda autora de letras para fado e canções e publicou uma biografia de Amália Rodrigues para crianças.

Tem um blogue sobre livros e edição, “Horas Extraordinárias”, que alimenta quase diariamente desde 2010. Escreve regularmente crónicas para a imprensa, algumas delas reunidas no recente livro “Adeus, Futuro”.

O “365 Dias de Romance: Conversas Literárias” é uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Palmela, em parceria com a Casa Ermelinda Freitas (Programa Mecenas de Palmela) e a Livraria Culsete.

Para participar na sessão, é obrigatória a apresentação do Certificado Digital COVID e o uso de máscara. Mais informações e inscrições: 212 336 632 ou bibliotecas@cm-palmela.pt (lugares limitados).