Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Maria Gambina regressa aos palcos para apresentar no Portugal Fashion uma coleção 100% Portuguesa

NO ANO EM QUE COMEMORA 25 ANOS DE CARREIRA, MARIA GAMBINA REGRESSA AOS PALCOS PARA APRESENTAR NO PORTUGAL FASHION UMA COLEÇÃO 100% PORTUGUESA

 

Maria Gambina, um dos nomes mais emblemáticos da moda portuguesa, regressa aos palcos após uma pausa de cinco anos, o qual se dedicou ao ensino, para apresentar a sua nova coleção Primavera/Verão, elaborada em parceria com a Tintex, a Lemar e a RDD, na 43ª edição do Portugal Fashion.

 

O desfile, que terá lugar no dia 19 de outubro, às 16h00, no edifício da Alfândega da Fé, no Porto, apresenta uma coleção mais prática, comercial e criativa nos detalhes e acabamentos, e será executada recorrendo a materiais portugueses, inovadores e sustentáveis.

 

Dona de um percurso invejável na área da moda, Maria Cristina Lopes, de 49 anos é natural de Oliveira de Azeméis, terra que trocou pelo Porto, para ingressar no curso de Design de Moda, no CITEX, escola que se revelou impulsionadora na carreira de uma das designers mais reconhecidas no mundo da moda nacional e internacional.

 

No ano em que comemora os seus 25 anos de carreira, Maria Gambina foi uma das percursoras da moda portuguesa, destacando-se desde tenra idade com a obtenção de vários primeiros prémios em concursos de design, destacando-se o concurso para a criação das fardas para os funcionários e colaboradores da Expo 98 Lisboa, que concebeu juntamente com José António Tenente. Nesse mesmo ano, foi distinguida com um Globo de Ouro, na categoria de melhor Personalidade do Ano – Moda.  Entre outros prémios obtidos, destacou-se o de “Melhor Colação Feminina”, promovido pela Moda Lisboa, e a sua representação de Portugal, como embaixadora, no âmbito do projeto Euro-Fashion/Fashion ft. Football 2012, na Ucrânia.

 

Paralelamente e desde 1994 dedica-se ao ensino do Design de Moda como professora, começando no CITEX e passando por outras instituições como o CENATEX, a Escola de Moda do Porto e nos últimos anos na ESAD (Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos) onde durante 8 anos foi coordenadora e professora da Unidade Curricular Projeto II, da Licenciatura em Design de Moda. Nos vários anos letivos, foi professora de nomes como Nuno Baltazar, Paulo Cravo, Katty Xiomara, Ricardo Andrez, Inês Torcato, David Catalán, entre outros.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.