Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Mascarenhas-Martins comemora 5 anos com conversa e concerto

Aniversário 2020 2 Créditos André Reis.jpg.png

 

 

No dia 11 de Janeiro, a Companhia Mascarenhas-Martins comemora o seu quinto aniversário no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, Montijo. Às 16h terá lugar uma conversa em que elementos e colaboradores da estrutura montijense contarão histórias e episódios alusivos a estes primeiros anos de actividade, numa conversa aberta também à participação do público. Mais tarde, às 21h, será apresentado um concerto dedicado à música portuguesa das últimas duas décadas. A entrada é gratuita.

 

Cinco anos não é muito tempo, mas é suficiente para que haja histórias para contar. O lado invisível da actividade artística e cultural é muitas vezes desconhecido do público, a relação que existe com as estruturas de produção cinge-se habitualmente aos momentos de apresentação de espectáculos ou de outras iniciativas. A Mascarenhas-Martins pretende criar momentos em que a relação entre público, artistas, agentes culturais e políticos permita diálogo e troca, um espaço de abertura que tem como objectivo a aproximação entre a produção artística e cultural e os cidadãos. É neste sentido que, ao comemorar 5 anos, surge uma conversa aberta à participação não só dos elementos e colaboradores habituais da Companhia Mascarenhas-Martins, mas também à de quem quiser contribuir para pensar no que é e pode ser este projecto artístico e cultural sediado na cidade de Montijo.

 

Ao exemplo dos anos anteriores, à noite a Mascarenhas-Martins oferece um concerto dedicado exclusivamente a música portuguesa. Nascido sobretudo para criar um concerto por ano no âmbito do aniversário, o projecto musical baseado nesta estrutura de produção tem vindo a definir-se como de divulgação de música portuguesa, partindo sempre de uma escolha de repertório ou período: em 2017 as canções da Revolução; em 2018, música de diversas fases do Festival RTP da Canção; em 2019 os anos 80; este ano, a música cantada em português depois de 2000.

 

Fundada a 6 de Janeiro de 2015, a Mascarenhas-Martins é uma estrutura de produção cultural e artística sediada no Montijo. A sua actividade divide-se entre criação artística e acção cultural, tendo até ao presente produzido espectáculos de teatro, concertos, conversas, leituras encenadas, materiais audiovisuais e publicações. Mais informações em www.mascarenhasmartins.pt

 

Aniversário 2020
11 de Janeiro, Sábado
Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, Montijo
Entrada gratuita

16h00 ∙ Conversa

21h00 ∙ Concerto

André Reis ∙ Voz e guitarra
Inês Monteiro Pires ∙ Voz, baixo, melódica e xilofone
João Gomes ∙ Teclados
Levi Martins ∙ Voz, guitarra e bateria

Apoio: Câmara Municipal do Montijo, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro