Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Matosinhos em Jazz – Julho marca o regresso



Alfa Mist, Ashley Henry, GNR e Rebecca Martin são alguns dos nomes confirmados

O Matosinhos em Jazz regressa já no próximo mês de julho com um cartaz que mistura diferentes vertentes do jazz nacional e internacional. Alfa Mist, Ashley Henry, GNR e Rebecca Martin constituem alguns dos nomes fortes para a edição de 2022, que arranca a 1 de julho com a exposição no Jardim Basílio Teles, em frente à CM Matosinhos.

Reforçando cada vez mais o seu posicionamento como um dos eventos de jazz mais importantes de Portugal, e depois de 2 anos de interregno devido à pandemia, o Matosinhos em Jazz apresenta uma programação ecléctica com a música propriamente dita a arrancar a 9 de julho e a encerrar a 30 de julho.

“Estamos cada vez mais consolidados enquanto um evento que congrega várias vertentes do jazz mas também várias gerações. Queremos ter uma oferta ampla e estar atentos a todos os caminhos que o jazz nos vai apresentando, bem como ter propostas mais inesperadas como juntar a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com os GNR. Esse é o caminho e a marca do Matosinhos em Jazz.”
Fernando Rocha (vereador da Camara Municipal de Matosinhos)

O festival arranca a 1 de julho com a exposição de obras criadas por vários artistas portugueses. O desafio do festival consistia numa releitura de capas icónicas da história mundial do jazz. André Tentúgal, Clara Não, Joana Linda, João Fazenda e Vasco Gargalo formam o leque de artistas que aceitaram o desafio de repensar capas icónicas de álbuns de artistas como Charles Mingue, Nina Simone, Ornette Coleman, Sonny Rollins, e Chet Baker. A exposição no Jardim Basílio Teles fica patente até 31 de julho.

É no Jardim Basílio Teles, sempre às 18h, que o cartaz musical arranca no dia 9 de julho com Mimi Froes (https://www.youtube.com/watch?v=V-pCH0Yn0Ao) e segue-se no dia seguinte (10) a trompetista e vocalista Jéssica Pina (https://www.youtube.com/watch?v=L_2D9Lzr4Hw) . Do Reino Unido chega uma das maiores referências do jazz contemporâneo, o pianista e compositor Alfa Mist (https://www.youtube.com/watch?v=L_HrSD-zCF0) (16). A saxofonista Camilla George (https://www.youtube.com/watch?v=ZYug_pumN3o) , nascida na Nigéria e com projeção ganha em Inglaterra, atua a 17 de julho.

Diretamente do Porto, com residência em Londres e a aterrar em Matosinhos é a vez da guitarrista, cantora e compositora Raquel Martins (https://www.youtube.com/watch?v=dq6TYv2wuYg) atuar no dia 23 de julho. Ashley Henry (https://www.youtube.com/watch?v=ToY_bs6P3Gk) formou-se na Royal Academy of Music, em Londres, e desde então o seu trabalho tem sido reconhecido como uma das grandes certezas da composição e performance em piano do jazz contemporâneo. A atuação está agendada para o dia 24 de julho.

Para os dois últimos dias do festival estão previstas as atuações de Rebecca Martin & Orquestra Jazz de Matosinhos (https://www.youtube.com/watch?v=hOkpbka3IsM) (29 de julho, 22h) e dos GNR & Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (30 de julho, 22h). Estes dois espectáculos decorrem na Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos.

Todos os espectáculos são de entrada livre - http://www.matosinhosemjazz.com  (https://www.matosinhosemjazz.com/pt/)

https://www.instagram.com/matosinhosemjazz/
Instagram (https://www.instagram.com/matosinhosemjazz/)
https://www.matosinhosemjazz.com/pt/
Website (https://www.matosinhosemjazz.com/pt/)
http://facebook.com/arruadamusica
http://twitter.com/arruadamusica
http://instagram.com/arruadamusica

2 comentários

  • Imagem de perfil

    culturadeborla 01.08.2022 17:30

    Este post foi publicado pela primeira vez uma semana antes do evento ter começado. O que fazemos e bem, é ir fazendo repost de eventos que ainda estão a decorrer.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.