Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Memórias de emigrantes "lusoburgueses" ecoam no Teatro Carlos Alberto

O Começo Perdido (2) Jessica Theis.jpg

 

Evento: O Começo Perdido: Mixtape #1

Local: Teatro Carlos Alberto

Data: 16 a 19 de dezembro

Preço: 10 euros

Horário:

Quinta-feira a sábado, às 19h00

Domingo, às 16h00

 

O Teatro Carlos Alberto (TeCA) está prestes a fazer uma “viagem no tempo” para dar a conhecer as memórias, sonhos, anseios e ilusões do povo “lusoburguês”. O Começo Perdido: Mixtape #1 tem como ponto de partida a emigração portuguesa para o Luxemburgo nos anos 60, explorando as ideias de mistura, representada por uma cassete onde, ao longo de várias décadas, se gravaram diferentes faixas, umas sobrepostas às outras. Com texto e encenação de Pedro Martins Beja, a peça é fruto da cooperação entre o Teatro Nacional São João e o Théâtre National du Luxembourg, onde o espetáculo se estreou em outubro. A produção estará em cena de 16 a 19 de dezembro.

 

mixtape, composta pelos ecos do fado, pelos reclames televisivos da época, pela matança do porco e também pelas histórias e lendas sobre bruxas e lobisomens, expõe as questões de pertença e identidade no contexto da emigração, assumindo-se como uma representação sonora da memória de uma nação que vive noutro país. Estes aspetos também se refletem no elenco da peça, constituído por dois atores luso-luxemburgueses (Hana Sofia Lopes e Fábio Godinho) e um português (Jorge Mota), e nos diálogos – o espetáculo é interpretado em português e em outras línguas (apresentando legendas em português). O Começo Perdido: Mixtape #1 pode ser visto no Teatro Carlos Alberto de quinta-feira a sábado, às 19h00, e domingo, às 16h00.

 

Neste sentido, reiteramos o convite ao vosso órgão de comunicação social para o ensaio de imprensa de O Começo Perdido: Mixtape #1, que decorre hoje, 14 de dezembro, às 15h00, no Teatro Carlos Alberto, no Porto.