Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Mês da Fotografia | Destaques do primeiro fim-de-semana

 

 

cartaz.jpg

 

No âmbito do Mês da Fotografia, estão várias iniciativas programadas para o fim-de-semana de 1 e 2 de novembro. O Espaço Memória, um equipamento cultural do Barreiro recentemente aberto na Baía do Tejo, vai receber, no dia 2, pelas 17h00, a inauguração da Exposição de Fotografia de Património Industrial de Rosa Reis “A Força dos Lugares” e o Concerto com o Duo Vicente / Marjamaki. Raid Fotográfico, inauguração de exposições no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Posto de Turismo e na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, Feira do Livro de Fotografia, entre outras iniciativas estão programadas para a abertura do Mês da Fotografia. Consulte o programa completo em www.cm-barreiro.pt e participe!

 

AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA

31 outubro | das 14h00 às 16h00

SESSÃO FOTOGRÁFICA PARA PROJETO FOTOGRÁFICO DE SARA ROCIO

Este projecto propõe-se criar retratos de jovens residentes no Barreiro, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos.

Este trabalho, que culminará numa exposição a inaugurar no dia 29 de novembro no AMAC, vai refletir sobre o retrato, o rosto, mas de uma forma plástica, como se o plano do realismo normalmente atribuído à fotografia fosse destruído pelo processo.

O que interessa não é o que se vê mas o que nunca se vê.

Se tudo correr bem, daqui por 20 anos, este projeto será repetido, nunca da mesma maneira, nem na forma nem no resultado, mas com as mesmas pessoas.

Os interessados deverão inscrever-se através do telefone 21 214 74 04 ou do email cultura@cm-barreiro.pt

 

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO BARREIRO

31 outubro a 21 novembro

DE ALBURRICA A BARRA-A-BARRA 

Clube de Fotógrafos do Barreiro

O desafio foi lançado pela União de Freguesias do Barreiro e Lavradio ao Clube de Fotógrafos do Barreiro, no início de março de 2014. O resultado foi uma exposição composta por cinquenta fotografias de cinquenta fotógrafos do Clube, mostrando a visão de cada um sobre o tema.

 

AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA

1 novembro a 7 dezembro | Piso 1 | Galeria Branca

ROSTOS:

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Egídio Santos

A exposição é composta por dois conjuntos de imagens:

Fotografias do dia-a-dia do trabalho dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tiradas em 1991. Em dezembro de 2013, na sequência do anúncio do Governo do encerramento dos Estaleiros e despedimento de todos os trabalhadores, Egídio Santos deslocou-se a Viana para fotografar as duas manifestações de repúdio por esta decisão e de apoio aos trabalhadores.

 

AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA

1 novembro a 7 dezembro | Piso 1 | Galeria Amarela

FOTONATURE. VERDADEIRAS EXPERIÊNCIAS FOTOGRÁFICAS 

Miguel Claro, Nuno Luís e Luís Afonso

Na fotonature damos corpo aos anseios fotográficos de quem nos procura, num tempo em que, cada vez mais, fotografia e ato de fotografar fazem parte integrante da vida de cada um.

Estarão patentes nesta exposição uma série de imagens de cada um dos membros da equipa fotonature, com olhares e abordagens diferentes, mas que se complementam na perfeição para criar um projeto abrangente e o mais equilibrado possível.

 

PAÇOS DO CONCELHO

1 a 30 novembro

ESPÓLIO ARTÍSTICO DA CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO

 

POSTO DE TURISMO

1 a 30 novembro

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE TERCEIRA IDADE DO BARREIRO

 

TCB (Transportes Coletivos do Barreiro) | EXPOSIÇÃO EM MOVIMENTO

1 a 30 novembro

Autocarros com fotografias do Barreiro, captadas pelo Clube de Fotógrafos do Barreiro

 

AUDITÓRIO DA JUNTA DE FREGUESIA DA VERDERENA

1 novembro | 10h00 às 13h00

WORKSHOP DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA

Tem como objetivo dotar os participantes dos conhecimentos básicos que permitam tirar mais partido do equipamento que possuem. Serão abordados temas como escalas fotográficas, funcionamento do balanço de brancos, entre outros.

Formação: Nuno Cabrita – Clube de Fotógrafos do Barreiro

Número de participantes: 6 a 20 | Faixa etária: a partir dos 14 anos

Gratuito, mediante inscrição prévia

Inscrições: 21 099 08 37 ou postodeturismo@cm-barreiro.pt

 

 

AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA

FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA 

Parceria com a Livraria BERTRAND do Barreiro

1, 9, 23 e 30 novembro | 15h00 às 19h00 | Piso 0

 

ESPAÇO MEMÓRIA

2 novembro a 31 dezembro

Inauguração da exposição e concerto | 2 de novembro | 17h00

A FORÇA DOS LUGARES | EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE PATRIMÓNIO INDUSTRIAL DE ROSA REIS

CONCERTO COM DUO VICENTE / MARJAMAKI

concerto_%20Rosa%20Reis.jpg

 

O carácter escultural e valor estético de espaços industriais pensados e elaborados para um lugar específico, são um estímulo para o projeto fotográfico.

Testemunhos de uma época que foi a protagonista de uma grande revolução social e económica, que mudou a sociedade e que o seu conhecimento é indispensável para a compreensão da sociedade pós-industrial atual.

A compreensão e o conhecimento da industrialização são mais fáceis com a presença destes testemunhos materiais que ajudam a compreender a vida e o trabalho que se realizavam num determinado local. A isto chamamos “a força dos lugares”.

 

VICENTE / MARJAMAKI - Trompete e eletrónicas

O lisboeta Luís Vicente e o finlandês Jari Marjamaki têm vindo, nos últimos dois anos e meio, a dar corpo a alguma da mais estimulante música feita em território nacional, materializada, no início de 2014, num fascinante disco, lançado pela Mimi Records, intitulado “Alternate Translations”.

 

A junção improvável da trompete, instrumento tão liminarmente associado ao jazz, com uma variedade de dispositivos eletrónicos, aliados ao background de DJ do finlandês, dá origem, nos espetáculos do duo, a uma música habitada por ressonâncias fantasmáticas, a sons que configuram espaços ora reais ora imaginários, desabitados, dos quais sopram essências de um movimento ausente.

 

Trata-se de uma música que, à sua forma, prefigura a essência de um território industrial como aquele em que vão apresentar-se, na medida em que a arquitetura sonora criada pelos dispositivos eletrónicos de Jari Marjamaki poderá ser comparada às enormes estruturas que sustentam a herança arquitetónica do Barreiro das fábricas, tal como a trompete de Luís Vicente, voz tão orgânica, tão humana, tão deambulatória, remete para a memória da essência deste território: as suas gentes, os seus trabalhadores, o seu sopro vital.

 

Neste espetáculo, que assinala a inauguração da exposição de Fotografia de Património Industrial da artista Rosa Reis, o duo luso-finlandês aceitou um desafio muito especial, que colocará a sua música ainda mais próxima do Barreiro: a utilização de sons do arquivo do projeto Sons do Arco Ribeirinho Sul, gravados, entre 2011 e 2013, no Parque Industrial e Empresarial da Baía do Tejo, no qual o Espaço Memória se insere. Uma programação de: OUT.RA – Associação cultural

Espaço Memória Parque Industrial da Baía do Tejo, rua 17, nºs 8 e 10 Tel. 21 099 59 65 Horário: de terça-feira a sábado: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

 

 

RAID FOTOGRÁFICO

3 a 5 novembro

Inscrições até 28 outubro, através do email: cmb.juventude@gmail.com

Os participantes têm de criar um pequeno projeto composto por seis imagens, tiradas através de telemóvel, com o tema “Tu, em 6 imagens”. O propósito deste raid é a criação de uma exposição, com as imagens criadas pelos participantes.

Faixa etária: Público jovem até aos 35 anos

Data limite para entrega de fotografias: 5 novembro

15 novembro | 11h00

Inauguração da exposição no Espaço J, com a intervenção do fotógrafo Mário Pires, sobre Mobile Photography

 

CMB