Mestres do Shakuhachi atuam no Museu do Oriente | 26 e 27 Julho
26 e 27 de Julho
Alguns dos mais notáveis mestres do Shakuhachi reúnem-se no Museu do Oriente, a 26 e 27 de Julho, para dois concertos que celebram a música japonesa tradicional e contemporânea, bem como a espiritualidade da flauta Shakuhachi. Com repertórios e protagonistas distintos, os concertos constituem o ponto algo do Festival Europeu de Shakuhachi.
Entre os intérpretes em destaque nestes concertos contam-se o aclamado Zenyoji Keisuke, o solista e artesão de Shakuhachi, Kodama Hiroyuki, e ainda, a estrela em ascensão e vencedor do concurso mundial de Shakuhachi em 2018, Kuroda Reison, bem como vários professores de toda a Europa. Entre os músicos acompanhantes em instrumentos tradicionais japoneses contam-se os igualmente ilustres Miyazaki Mieko (koto) e Takahashi Gaho (shamisen).
O Shakuhachi é uma icónica flauta vertical de 5 orifícios feita em bambu e tocada pelos monges Zen no Japão medieval, usada como ferramenta na meditação. Desde então, foi também incorporada noutros géneros musicais japoneses, juntamente com outros instrumentos e estilos.
Os concertos integram o Festival Europeu de Shakuhachi, que traz a Lisboa músicos profissionais, amadores e entusiastas deste instrumento milenar, num evento que conta também com três conferências de entrada livre. Assim, na quinta-feira, 25 de Julho, às 17h00, Katherine Rawdon explica “A estética do Shakuhachi e a tradição da flauta ocidental”, numa palestra-recital. No dia 26 (17h00), Kiku Day aborda “A peregrinação pelos 88 templos de Shikoku”. E no sábado, 27 de Julho (17h00), David Hughes faz uma demonstração dos Contos Min'yo (música folclórica japonesa).
Concertos Mestres do Shakuhachi
Festival Europeu de Shakuhachi
26 e 27 de Julho
19.00
Duração: 75’, sem intervalo
Preço único: 12 €
25 de Julho, 17.00, Entrada livre
Palestra-recital “A estética do shakuhachi e a tradição da flauta ocidental”
Com Katherine Rawdon
26 de Julho, 17.00, Entrada livre
Conferência “A peregrinaçao pelos 88 templos de Shikoku”
Com Kiku Day
27 de Julho, 17.00, Entrada livre
Conferência Contos Min'yo (música folclórica japonesa)
Com David Hughes
www.museudooriente.pt