Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Metropolitano de Lisboa associa-se ao Ano Internacional da Tabela Periódica


Celebrações dos 150 anos da tabela periódica | 30.Abril: Dia do Fósforo

No âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica, assim designado pela UNESCO, o Metropolitano de Lisboa iniciou, no passado mês de março, um ciclo de várias iniciativas, que se irão estender ao longo do ano de 2019, em parceria com o Departamento de Engenharia Química e do Núcleo de Estudantes de Engenharia Química, do Instituto Superior Técnico. Estas dinâmicas visam promover a tabela periódica junto dos clientes do Metropolitano de Lisboa e do público em geral.

 

Neste contexto, o Metropolitano de Lisboa associa-se à iniciativas acima descritas, comemorando, no âmbito  dos 150 de existência da Tabela Periódica, o “Dia do Fósforo” (símbolo químico “P”), que se celebra amanhã, dia 30 de abril.

 

Quem passar amanhã pela estação Alameda da linha Vermelha, a partir das 17 horas, poderá, através de várias atividades, conhecer as propriedades deste não-metal, quais as suas possíveis aplicações e de que forma o mesmo se encontra presente no corpo humano, nos seres vivos, no meio envolvente e nos fertilizantes, entre outros.

 

Nestas atividades serão, ainda, esclarecidas questões como “Sabia que o Fósforo foi o primeiro elemento a ser descoberto, em 1669, na procura da pedra filosofal?” E ainda que “Fósforo significa luz brilhante e que se encontra na natureza combinado, formando fosfatos inorgânicos?” E que “o Fósforo é tão reativo que oxida espontaneamente em contacto com o oxigênio do ar atmosférico, emitindo luz, a que chamamos o fenômeno da fosforescência?”

 

Estará, igualmente, disponível na estação Alameda um Photobooth, para quem quiser tirar uma foto e partilhar nas redes sociais.

 

Os clientes serão, ainda, incentivados a participar noutras “atividades surpresa” interativas , estando prevista a oferta  aos clientes que participarem nas atividades no Metro de amostras de água micelar.

No âmbito das comemorações doa 150 anos da Tabela Periódica, estão previstas outras atividades nas estações de metro, a ter lugar nos seguintes dias:

  • 24 de maio “Mês dos elementos representativos (bloco p)”
  • 25 de junho “Adota um elemento”
  • 11 de julho “Os radioativos (a instabilidade dos elementos)”
  • 16 de setembro “Dia dos novos elementos”
  • 3 de outubro “Dia dos “metais” (bloco d)”
  • 17 de outubro “O dia do nitrogénio”
  • 31 de outubro “Os luminescentes”
  • 20 de novembro “O último elemento”

 

O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu esforço no sentido de continuar a promover a mobilidade sustentável numa ótica de plena acessibilidade, seguindo os melhores padrões de qualidade, através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de clientes.