Mette Ingvartsen em estreia nacional na 20.ª edição do Circular | 19 a 29 SET, Vila do Conde
20.ª edição do Circular Festival de Artes Performativas
Mette Ingvartsen em estreia nacional
Passeios pedonais em zona de barcos em terra; dança contemporânea entre o clubbing e as coreomanias; humor e afrontamentos femininos; poemas cinematográficos entre o mito e a história colonial; música e fotografia para celebrar 20 edições em número redondo, assim será o arranque do Circular Festival de Artes Performativas, em Vila do Conde.
Passeios pedonais em zona de barcos em terra; dança contemporânea entre o clubbing e as coreomanias; humor e afrontamentos femininos; poemas cinematográficos entre o mito e a história colonial; música e fotografia para celebrar 20 edições em número redondo, assim será o arranque do Circular Festival de Artes Performativas, em Vila do Conde.
O Circular Festival de Artes Performativas comemora em 2024 a sua 20.ª edição, um número redondo e simbólico, assinalado por um programa multidisciplinar, alargado e celebrativo, composto por múltiplas vozes, nacionais e internacionais, onde haverá espaço para encontro, partilha e reflexão. São cerca de 20 os eventos propostos, entre espetáculos, performances, workshops, conversas, concertos e exposições, que se revelam de 19 a 29 de setembro, em Vila do Conde.
O festival arranca com a remontagem de Holofáutico, dos artistas multidisciplinares Daniel Moreira e Rita Castro Neves (19 e 20 SET, 20:00, Estaleiros Navais), um percurso performativo num espaço de barcos em terra, refletindo a sua experiência e aprendizagem sobre as histórias e técnicas da construção naval, atividade identitária do cenário vilacondense.
O primeiro fim-de-semana é marcado também pela estreia nacional do espetáculo The Dancing Public, da coreógrafa dinamarquesa Mette Ingvartsen (21 SET, 21:00, Teatro Municipal), uma peça que nos incita a dançar e acentua a dimensão social da dança em colectivo, uma espécie de clubbing que remete para as coreomanias.
Em parceria com a Solar Galeria de Arte Cinemática / Curtas Vila do Conde, inaugura o programa com a artista e cineasta Ana Vaz, que inclui os poemas cinematográficos da exposição O que aconteceu ainda está porvir (21 SET, 18:00, Solar), a leitura performativa Lysboa, Paraguay (22 SET, 18:30, Teatro Municipal) e uma sessão com os filmes Occidente; Há Terra!; Apiyemiyekî? e A Idade da Pedra (25 SET, 21:30, Teatro Municipal), abordando de forma crítica as relações entre o mito e a história colonial. A convite de Ana Vaz, e no âmbito do projeto CAVE, abre também Espaço para dia sem sol, a primeira exposição individual da artista brasileira Isadora Soares Belletti.
Não poderia faltar o lançamento de mais um Jornal Coreia #11 (21 SET, 16:30, Centro de Memória), um número especial editado em parceria com o festival catalão Sâlmon. Sónia Baptista apresenta o singular e divertido Sweat Sweat Sweat (21 SET, 22:30, Auditório Municipal), uma peça autobiográfica em que aborda o envelhecimento e as mudanças provocadas no corpo e na mente, sem tabus e com muito humor.
Uma nota para as atividades a decorrer durante a semana, designadamente – dezasseis anos passados desde a apresentação de The Curator´s School – do regresso de Rogério Nuno Costa à ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design, com Multiversidade, uma meta-escola não convencional que se desdobra em laboratório experimental e performance (25–27 SET, 14:00 + 28 SET, 16:00, ESMAD).
Para marcar o arranque da celebração destas 20 edições do Circular, destaque ainda para o DJ set de Alfredo e Né / Sensible Soccers (20 SET, 22:00; Pátio Café) e para a exposição de fotografia 20 Edições Circular Festival (Teatro Municipal).
Os espetáculos e atividades do Circular 2024 vão ter lugar no Teatro Municipal, Auditório Municipal, Solar Galeria de Arte Cinemática, Centro de Memória, Estaleiros de Azurara, Praça do Convento do Carmo, Conservatório de Música, Teatro e Dança, Centro de Documentação José Régio, Espaço Vila Jovem / Centro Municipal de Juventude e ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design, tudo em Vila do Conde. O festival conta com várias atividades de acesso gratuito e bilhetes combinados para acesso aos vários espetáculos.