Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Mora: Cabeção aguarda milhares para provar vinho novo | XXI Mostra Gastronómica de Caça de Mora: mais de 2.500 doses de caça

Vinho produzido em talhas de barro é uma tradição secular e é candidato a Património Imaterial da Humanidade

 

MILHARES NA XXII PROVA DO VINHO NOVO EM CABEÇÃO (MORA)

 

A Prova do Vinho Novo de Cabeção, no concelho de Mora, acontece há 22 anos, acolhendo em todas as edições milhares de “provadores” e amantes de petisco.

 

Muitos dos produtores locais ainda fazem vinho em talhas de barro e, este ano, a festa sucede à Declaração de Intenção de Classificação do vinho produzido segundo aquele método a Património Imaterial da Humanidade

 

A 10 de Dezembro, as ruas daquela vila alentejana enchem-se de gente para um verdadeiro rally pelas tascas ao som da música e da boa disposição que passeia pelas ruas. O evento começa às 11h15 com a actuação do Grupo de Cantares de Cabeção e inaugura-se a exposição “22 anos de Provas de Vinho Novo de Cabeção”

 

No pavilhão gimnodesportivo local, às 12h00, tem lugar a cerimónia de abertura do evento para, às 14h00, ser dado o tiro de partida para o Circuito das Tascas e Adegas na Casa, ou seja, o povo sai à rua para degustar petiscos e provar os vinhos nos cafés, restaurantes e adegas da vila. A animação de rua cabe à banda Fazendeiros del Pop

 

A festa termina como começou, com grande animação, ao som da banda “Toca e Foge”, no Largo do Ribeiro.

 

Com mais uma edição deste evento, eis uma óptima oportunidade para se conhecer Cabeção, ao mesmo tempo em que se prova o que a vila tem de melhor dentro da gastronomia e do vinho.

 

image006.jpg

 

Iniciativa decorre até domingo, 11 Dezembro

 

MAIS DE 2.500 DOSES DE CAÇA SERVIDAS EM MORA

 

Mora, 6 Dezembro - A XXI Mostra Gastronómica de Caça de Mora deu a provar mais de 2.500 doses só na primeira semana da iniciativa.

 

Segundo a autarquia, que organiza o evento, o número de refeições servidas superou as expectativas, o que “atesta o sucesso da nossa gastronomia que traz gente ao concelho e movimenta a economia local”.

 

A decorrer até ao dia 11 de Dezembro em 11 restaurantes, a Mostra apresenta mais de 40 receitas de caça, como Coelho Bravo Assado na Brasa, Patê de Coelho, Patê de Javali, Lombos de Veado; Pombos Bravos c/ Toucinho; Canja de Pombo; Ensopado de Veado; Sopa da Panela; Javali no Forno; Lebre c/ Feijão Branco; Coelho de Vinagrete; Faisão à Solar dos Lilases; Peito de Pato Bravo c/ Molho de Mostarda à Antiga e Perdiz à Dona Bia, entre muitos outros.

 

Os palcos em Mora são os restaurantes o Solar da Vila, A Palmeira, o Fluviário e Arcos, todos em Cabeção; O Poço, na freguesia de Brotas; O Afonso, O António, O Morense e O Solar dos Lilases, na freguesia de Mora; e o Solar de São Dinis e O Forno, ambos em Pavia.

 

Há mais de 20 anos que Mora oferece a oportunidade única de provar caça de todos as formas e feitios, num evento que já entrou nas tradições gastronómicas da região e do Alentejo.