MOSTRA DE MARIONETAS NO TEATRO GARCIA DE RESENDE | Dias 27 e 28 de Setembro
TEATRO GARCIA DE RESENDE EM ÉVORA
CENDREV ACOLHE
Companhia de Teatro Salomé
“O Diabinho da Mão Furada”
O Cendrev, no âmbito do projecto BONECOS DE SANTO ALEIXO – Um Património a Preservar, vai acolher nos dias 27 e 28 de Setembro a Companhia de Teatro Salomé, que realizará, em Évora, 1 workshop no dia 27 (sábado), das 11h00 às 13h00, cuja participação é gratuita, dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos, 2 apresentações do seu espectáculo “O Diabinho da Mão Furada”, para todo o público, no dia 27, às 21h30 e dia 28, às 18h00 e após a realização do espectáculo uma pequena conversa com o público, em torno da construção do espectáculo, que contará com a participação de Joaquina Chicau, Lourenço Vaz e Francisco Sousa.
SOBRE O WORKSHOP
Dia 27, das 11h00 às 13h00
Salão Nobre do T.G.R.
O teatro de marionetas de sombra é uma forma de expressão ancestral, através de figuras que eram projetadas pela luz do fogo, o Homem dispunha de uma técnica teatral que ainda hoje é largamente usada.
Trata-se de uma forma que nascendo do recorte sobre cartolina e do uso de cores a partir de celofanes, materiais fáceis e acessíveis para trabalhar, permite uma grande liberdade expressiva, estimulando a capacidade de inventar personagens e dos animar com articulações ao serviço da narrativa.
Nesta oficina/workshop, põe-se em marcha uma aprendizagem que vai da concepção e construção, técnica de manipulação até à representação de um pequeno teatrinho.
A linguagem das marionetas é facilmente compreendida por crianças e jovens, que são o principal alvo deste workshop e convidar desde já, a participarem nele, nestes tempos em que o computador é tão popular e que grande parte do trabalho se baseia no digital, pretende-se despertar as novas gerações para a arte e expressão do trabalho manual.
Técnica: Sombras
Público: Infantil (dos 6 aos 12 anos)
Participação gratuita
SOBRE O ESPECTÁCULO
Dia 27, às 21h30 e dia 28, às 18h0
“O Diabinho da Mão Furada”
Este espectáculo, adaptado a partir do texto o “Diabinho da Mão Furada” - cuja autoria permanece sob discussão sendo por maioria atribuída a António José da Silva - narra as aventuras do soldado Peralta de regresso da guerra da Flandres, a caminho de Lisboa por terras alentejanas. Ao abrigar-se numa noite de tempestade em casa abandonada, o soldado adormece e tem pesadelos do inferno, acordando com o diabinho ao seu lado. A partir daí os dois passam a ser companheiros de viagem, cada um exercendo as acções que lhes dita a sua natureza. O diabo quer desafiar a alma do soldado, e para isso está determinado a dar-lhe a conhecer todas as tentações do mundo. O soldado cansado da guerra, acredita no bem superior, e pretende ingressar no convento da Madredeus para se tornar religioso. A partir daqui inicia-se uma luta entre o bem e o mal, a moral e a razão, o real e o fantástico, mergulhando em toda a complexidade que esta dialéctica de conceitos comporta, ornamentada no espectáculo por momentos musicais.Será o diabinho assim tão mau? Aprofundando a ideia de que o bem e o mal não são conceitos absolutos, e toda a acção contém em si esta ambivalência contraditória, o espectáculo vai-se desenvolvendo com momentos de comédia e tragédia, personificados por marionetas com quem o diabinho e o soldado se vão cruzando na sua odisseia.
Duração: 75 min
Classificação Etária: Todos
Encenação: Lourenço Vaz e Joaquina Chicau
Dramaturgia: Joaquina Chicau
Música (composição e interpretação): Francisco Sousa
Marionetas: Lourenço Vaz, Ana Rosado e Cristina Pereira
Voz: Jorge Martins
Desenho de luz: Lourenço Vaz
Produção Executiva: Bruna Vieira
Figurinos: Companhia de Teatro Salomé
Com Eunice Correia (Soldado), Joaquina Chicau (Diabinho), Lourenço Vaz (Manipulador), Bruna Vieira (Manipuladora), Cristina Pereira (Manipuladora), Jorge Martins (Voz/Cantor) e Francisco Sousa (Piano e órgão)
PREÇOS:
Workshop de Construção de Marionetas (Técnica de sombras): participação gratuita
Espectáculos:
Preço normal: 4€
Crianças até aos 12 anos: 3 €
Funciona o cartão PassaporTeatro estudante e o cartão PassaporTeatro Sénior
Este projecto que o Cendrev desenvolve em torno dos Bonecos de Santo Aleixo, conta com o financiamentos comunitários no quadro do INALENTEJO e com o apoio da Câmara Municipal de Évora, Jornal Diário do Sul, Rádio Telefonia do Alentejo e Jornal Registo.
O Cendrev é financiado pelo Governo no âmbito do apoio às artes
Cendrev - Centro Dramático de Évora
Teatro Garcia de Resende
Praça Joaquim António de Aguiar
7000-510 Évora
Portugal
Telefone: (00351) 266 703 112
Fax: (00351) 266 741 181
site: www.cendrev.com