Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MOTELX: Lobo Mau regressa com programação alargada para os mais pequenos

MOTELX: Lobo Mau regressa com programação alargada para os mais pequenos

 

MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa ajuda as crianças a lidar com os medos.

Em Setembro, público mais novo pode contar com cinema, workshops, jogos e outras actividades.
 
 
 

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa volta a ter uma programação especialmente pensada para os mais novos, com a secção Lobo Mau. O Festival preparou para os dois primeiros fins-de-semana de Setembro um conjunto de actividades que visam ajudar as crianças a enfrentar e gerir os seus medos.

O sucesso das anteriores edições assegurou que os mais novos voltassem a ter uma programação própria no MOTELX. “Criámos a Secção Lobo Mau com o objectivo de ter uma programação para toda a família. Entendemos o desafio que é chamar os pais, principalmente ao fim-de-semana, que é um período privilegiado de contacto com a família, e por isso decidimos criar e continuar a aumentar uma programação que promova a interação das crianças com este género e aproxime as famílias em torno do terror”, explica Sara Lopo, da equipa de programadores do MOTELX.

No cinema, três sessões de curtas-metragens esperam os mais novos com idades a partir dos 6 anos e os feiticeiros de Stradivarius entram em cena no clássico do cinema infantil brasileiro “Castelo Rá-Tim-Bum”, de Cao Hamburger, numa sessão especial dedicada às escolas, no Cinema São Jorge.

O projeto inovador Maria Brinca à Sombra vai promover ateliers de brilho e de luz, onde as crianças vão poder brincar e criar cenários e histórias, e O Meu Monstrinho vai incentivar os mais novos a criar monstros protetores num workshop de expressão plástica. A inspiração do terror chega também à doçaria e os participantes vão poder decorar os mais aterrorizantes bolos, sob a orientação de Ângela Pereira, da Rub-a-Duckie. Por fim, o Cinema São Jorge irá transformar-se numa verdadeira casa assombrada durante o Peddy Paper.

A celebração dos 200 anos da obra “Frankenstein: ou o Moderno Prometeu”, de Mary Shelley, chega também à Secção Lobo Mau, com sessões de cinema dedicadas ao Dr. Frankenstein e o seu Monstro, todos os sábados de Setembro, na Cinemateca.

A secção Lobo Mau mantém as parcerias com a Cinemateca Júnior e com o Museu Coleção Berardo, onde decorrem algumas ações. No museu, as crianças com mais de 8 anos vão poder assistir a uma selecção de curtas-metragens que abordam temáticas relativas ao meio ambiente e às alterações climáticas, que servirão de mote a uma actividade organizada pelo Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo, que terá lugar após a sessão. A par destes espaços, este ano a secção conta com um novo local para as suas iniciativas, o espaço do Projeto Bússola.

A 12.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa terá lugar de 4 a 9 de Setembro, no Cinema São Jorge. De 31 de Agosto e 2 de Setembro decorrem atividades de Warm-up.



 
Sobre o MOTELX
O MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa promove o melhor do terror produzido internacionalmente e estimula a produção de filmes de terror portugueses há mais de uma década. Ao longo dos anos, tem conquistado um posicionamento relevante no circuito internacional de festivais de cinema de género, tornando-se num dos eventos culturais mais esperados e destacados do ano em Lisboa. Em 2017, o MOTELX registou uma audiência de cerca de 20.000 pessoas em apenas seis dias de Festival, em cinco salas de cinema, no Cinema São Jorge e no Teatro Tivoli BBVA, mais dois dias de warm-up com sessões ao ar livre, concertos e outras festas para dar início a cada edição. O MOTELX é o único festival português a receber uma acreditação da Federação Internacional de Associações de Produtores Cinematográficos (FIAPF) e é também membro da Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF) e da Europe for Festivals, Festivals for Europe (EFFE). Para mais informações, visite www.motelx.org.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.