MULHER-ROMÃ - EXPOSIÇÃO DE ANA TORRIE NA COOPERATIVA ÁRVORE
7 a 28 de Janeiro
A Cooperativa Árvore recebe no dia 7 de Janeiro às 16h a Exposição “Mulher-romã” de Ana Torrie em colaboração com Costanza Givone. O som está a cargo de João Vladimiro.
Esta exposição é o desenvolvimento do processo visual para a peça – Mulher-romã - de Costanza Givone.
Mulher-romã é uma reflexão para uma nova abordagem do conto: o amor das três romãs - um príncipe que procura uma mulher idealizada e que com a ajuda de uma bruxa que lhe oferece 3 romãs vai encontrar através do fruto o seu desejo. De maneira inquietante, com um olhar contemporâneo, questiona-se o lugar da mulher e do seu corpo neste conto. Quem é ela? Como lá foi parar? O que pensa e sente?
Foi através das características estéticas do teatro de sombras e do cinema expressionista alemão que tentam representar imagens reais do corpo de uma mulher, da sua imagem afastada da realidade, remetendo a lugares oníricos e grotescos, como nos pesadelos. Das sombras e grandes contrastes e exageros distorcidos do corpo feminino tentou-se intensificar a experiência pessoal e subjetiva desta mulher. Assim surge este corpo/objecto para manipular e projectar sombras com as diversas matérias que se encontram no palco e com a atriz em cena.
Produção: Fogo Lento;
Apoios: Criatório da Câmara Municipal do Porto, Fundação Calouste Gulbenkian;
Apoio logístico: Árvore - Cooperativa Cultural;
Residências artísticas: CAMPO, Casa da Imagem