Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Mulheres sem Nome – um romance inspirado nas memórias verídicas de uma heroína da II Guerra Mundial

Mulheres sem Nome – um romance inspirado nas memórias verídicas de uma heroína da II Guerra Mundial

 

mulheres_sem_nome_provisoria.jpg

 

Inspirado nas memórias verídicas de uma heroína da Segunda Guerra Mundial, “Mulheres sem Nome” conta-nos uma história de amor, redenção e segredos que estavam escondidos há décadas. A obra, que acaba de chegar às livrarias portuguesas através da Minotauro, é o primeiro livro da autora Martha Hall Kelly, e já foi nomeada para o Goodreads Choice Award nas categorias de Melhor Romance Histórico e Melhor Estreia de Autor.

 

Acaba de chegar a Portugal o primeiro livro de Martha Hall Kelly – Mulheres sem Nome –, um romance histórico inesquecível, inspirado em factos reais e na vida de uma verdadeira heroína da Segunda Grande Guerra Mundial e nas memórias das prisioneiras de Ravensbrück, o conhecido campo de concentração nazi para mulheres.

 

A obra, considerada pela revista People como devastadora e radiante ao mesmo tempo, conta a história de três mulheres completamente diferentes, cujas vidas entram em colisão quando uma delas é enviada para Ravensbrück. A norte-americana Caroline Ferriday é uma delas. A jovem polaca Kasia Kuzmerick e a médica alemã nazi Herta Oberheuser são as outras duas.

 

Vivendo na alta sociedade de Nova Iorque, Caroline não tem mãos a medir com o seu cargo no consulado francês e um novo amor no horizonte. No entanto, a sua vida muda para sempre quando o exército de Hitler invade a Polónia em setembro de 1939 e começa a ameaçar a França. No outro lado do oceano, Kasia Kuzmerick, uma adolescente polaca envolvida no movimento clandestino da resistência, pressente que a sua vida de adolescente despreocupada está a chegar ao fim. Para a jovem médica alemã, Herta Oberheuser, um anúncio governamental parece-lhe a melhor oportunidade para construir a sua carreira e deixar a sua vida destruída para trás. No entanto, assim que é contratada, dá por si emprisionada num universo de homens dominado por segredos e pelo poder nazi.

 

As vidas destas três mulheres colidem quando o impensável acontece e Kasia é enviada para Ravensbrück, um campo de concentração nazi para mulheres. As suas histórias atravessam continentes – de Nova Iorque para Paris, Alemanha e Polónia – enquanto Caroline e Kasia lutam para trazer justiça àqueles que foram esquecidos pela História.

 

“Devastador… Mulheres sem Nome é [um livro] radiante”, referiu a revista People.A Elle escreveu: “’Cinemático’ e ‘épico’ segundo Elle Jurors… A vida de três mulheres completamente diferentes, no cenário da Segunda Guerra Mundial, e a sua queda inevitável… são brilhantemente recordadas neste romance de estreia.”

 

De realçar que este livro, que, segundo o San Francisco Book Review, contém uma “história poderosa para todos os leitores”, foi inspirado em factos verídicos e escrito em homenagem de todas as prisioneiras de Ravensbrück, que serviram de cobaias na demanda tenebrosa nazi de desenvolvimento de novas práticas cirúrgicas e caíram no esquecimento da história. Esta história devastadora e apaixonante acaba de chegar às livrarias portuguesas pela Minotauro, com o pvp de 19,90 €.

 

 

Sobre a autora

Martha Hall Kelly nasceu em Nova Inglaterra, mas tornou-se nómada, dividindo o seu tempo entre Nova Iorque, Atlanta e Geórgia. Trabalhou em publicidade durante muitos anos e criou três crianças magníficas enquanto investigava para escrever Mulheres sem Nome, o seu primeiro livro.

 

 

Sobre a Minotauro

A Minotauro é uma chancela do Grupo Almedina que embarca agora numa nova aventura nas áreas da Ficção e Não Ficção para adultos e para o público infantojuvenil. Os livros desta nova era da Minotauro têm como missão conquistar um novo universo de leitores e guiá-los nos labirintos da leitura. Mais informações em: http://www.grupoalmedina.net/.