Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"Mundo Insular" é prolongada com a possibilidade de ciclo de palestras

A extensão visa ampliar a ação em prol do oceano, com a possibilidade de um ciclo palestras ministradas pela artista e ativista Barbara Veiga

100625_Barbara Veiga_Stromboli Island_Italy_3296.j

Com data de encerramento estendida para o dia 8 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Oceano, a exposição fotográfica “Mundo Insular” é um excelente programa para quem está em Lisboa. A artista e ativista Barbara Veiga viajou por sete anos pelos sete mares, em um total de 80 países, e documentou tudo com suas lentes. São 25 imagens de lugares como Cuba, Austrália, Maldivas, Ilha Strombolica (Itália), Japão, Lanzarote (Espanha), Fiji, Ilhas Faroé, Islândia, Tailândia, Açores e Fernando de Noronha.

 

A extensão da mostra é oferecida ao público com o objetivo de ampliar o conhecimento e dar suporte para a evolução das ações pela conservação dos mares. A ideia de Barbara Veiga é de abrir um ciclo de palestras, verdadeiros encontros interativos, destinados a estudantes (crianças e jovens) e empresários. “O que proponho é um processo de desaprender para reaprender a aprender, com experiências significativas”, diz a artista, que já fez incursões educacionais em escolas portuguesas. A proposta agora é levar este público até o local da exposição, para imergir por completo neste universo.

 

Entre os temas, além de ideias práticas para um dia a dia que seja mais respeitoso com o oceano, estão assuntos como a relatividade das distâncias (com transições de cenários e habitats), a unicidade e o quanto tudo está conectado, a resiliência no isolamento e necessidade de informar o que é fundamental para a transformação da sociedade.

 

“Acredito muito que precisamos desenvolver mais trabalhos em educação, fazer com que esta realidade do oceano chegue mais perto das pessoas. Através da arte, de uma comunicação sincera e transparente, podemos levar as pessoas até os mares, para haver um relacionamento mais profundo e de mais compreensão. E para garantir a nossa sobrevivência”, finaliza Barbara, que também é autora do livro “Sete Anos em Sete Mares”, um diário de bordo lançado em Portugal, Brasil e Espanha.

 

Escolas, universidades e empresas interessadas pelo ciclo de palestras podem se inscrever pelo email info@espacoespelhodeagua.com.

 

20% do valor arrecadado pela venda das obras serão destinados a instituições e associações portuguesas que atuam na conservação do oceano.

 

SOBRE BARBARA VEIGA

 

Barbara Veiga é artista e ativista brasileira, com sólido trabalho internacional, que atravessou mais de 80 países por mar, levando seu trabalho multifacetado com o intuito de dar visibilidade às causas socioambientais. É autora do livro “Sete Anos em Sete Mares” (lançado do Brasil, Espanha e Portugal), idealizadora e cofundadora do movimento Liga das Mulheres Pelo Oceano, além de ter incorporado diversos projetos na televisão brasileira e produção audiovisual nacional e internacional da Amazônia à Antártida.

 

Barbara já apresentou performances artísticas como "Sea Woman" no Japão, Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal e "O que eu preciso", no Brasil. Exposições de fotografia ou multimídia foram realizadas na Islândia, França, Itália ou Austrália. Em 2021, apresentou "Eternal Pelagus", exposição na Espanha, à convite do Festival "Mar de Mares".

 

 

SOBRE O ESPAÇO ESPELHO D’ÁGUA

 

O Espaço Espelho D’Água resulta de um concurso público organizado em 2012 pela Associação de Turismo de Lisboa – ATL para a exploração de parte de um edifício localizado na emblemática zona de Belém, em frente ao rio Tejo. O espaço compõe uma área de 1.200 m2 e foi inicialmente construído em 1940 durante a Exposição do Mundo Português.

 

O mote do projeto é o de que neste local, onde há cinco séculos os portugueses partiram para o mundo, seja agora uma plataforma de conexões culturais aonde se traga as culturas contemporâneas das diferentes regiões por onde os portugueses andaram nessa aventura durante as grandes navegações.

 

Desta forma criou-se um espaço onde há atividades de gastronomia, exposição de arte e design, música, cinema e vídeo, entre outras formas de divulgação cultural. Tendo presente todo enquadramento histórico do local, e o que ele representa na atual conjuntura mundial, visa criar um ambiente artístico e cultural que reflita sobre a relação dos portugueses com o mundo e do mundo com os portugueses.

 

Apresentar neste local as mais variadas formas de expressão cultural contemporânea dos países que se relacionam historicamente com Portugal é a principal premissa do projeto que esteve na base da criação do Espaço Espelho D’Água.

 

SERVIÇO

MUNDO INSULAR

Local: Espaço Espelho D’Água

Endereço: Av Brasília, Edifício Espelho D’Água (ao lado do Padrão dos Descobrimentos)

Horário de visitação: diariamente, das 11h à 0h

Período: 7 de maio a 8 de junho de 2022

Entrada gratuita