Município de Palmela comemora Dia da Floresta Autóctone com plantação de árvores, caminhada e formação em compostagem
O Município de Palmela comemora o Dia da Floresta Autóctone, assinalado a 23 de novembro, com um programa de atividades dirigido à comunidade educativa e à população, em geral, a desenvolver em Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo e Parque Natural da Arrábida. Plantações de cerca de quatro dezenas de árvores (olaias, áceres, faias, alfarrobeiras, medronheiros e freixos) em espaços públicos do concelho, com a colaboração de escolas, a Caminhada “Floresta Autóctone” e uma ação de formação em compostagem, dinamizada pelo Projeto 270, além da adesão à “Semana da Reflorestação Nacional”, promovida pelo Movimento Plantar Portugal, são as iniciativas que integram o programa comemorativo.
No dia 23, no período da manhã, a autarquia vai proceder à plantação para reposição de árvores em diversos espaços públicos do concelho: na Urbanização Portais da Arrábida, em Quinta do Anjo, com a participação da EB Matos Fortuna; na Avenida Rainha D. Leonor, em Palmela, com a participação da EB Joaquim José de Carvalho e na Urbanização Val´Flores, Jardim da Salgueirinha e Rua Álvaro Tavares, em Pinhal Novo, com as participações das EB Alberto Valente e EB Zeca Afonso.
No dia 25, decorrerá a Caminhada “Floresta Autóctone”, no Parque Natural da Arrábida, de sensibilização para a preservação da flora local. Com partida da Estrada do Vale de Barris, às 9h00, esta caminhada terá passagem pelo Cabeço das Vacas, Portela da Fonte do Sol e Vale de Alcube e terá a duração de 3h30 e 9,5 quilómetros de extensão. As inscrições deverão ser realizadas através do telf. 212 336 636 ou do e-mail desporto@cm-palmela.pt.
Também no dia 25, na Quinta do Bell, em Pinhal Novo, o Projeto 270 dinamiza uma ação de formação em compostagem. Esta ação, com participação gratuita, integra uma componente prática. Mais informações e inscrições através do e-mail projeto270@gmail.com e em http://projecto270.net/.
O Município associa-se, ainda, à 9.ª edição da Semana da Reflorestação Nacional, do Movimento Plantar Portugal (www.plantarportugal.org), que apela à reflorestação do país e à defesa e promoção das espécies autóctones.
Recorde-se que a floresta ocupa uma larga percentagem do nosso território, sendo um importante recurso económico e ambiental.