Museu da Música: CONFERÊNCIA SPIM, MIKRODUO e RÃO KYAO ainda em Julho
Mariana Calado vai falar sobre a visão de Francine Benoît da vida musical lisboeta da primeira metade do século XX, a partir da leitura de crónicas e críticas musicais desta personalidade.
Francine Benoît (1894 - 1990) viveu em Lisboa e foi professora, pedagoga, compositora, conferencista, crítica musical e cronista.
Tinha um papel activo na imprensa portuguesa e escrevia sobre orquestras e ópera, música contemporânea, ensino da música e democratização de acesso à cultura em Portugal.
Mariana Calado fez a licenciatura em Ciências Musicais, na FCSH-UNL, onde também realizou o mestrado na área de especialização em Musicologia Histórica com a dissertação Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920’s e 1950, defendida em Janeiro de 2011. Interessa-se por aspectos da vida musical em Portugal, por estudos de recepção musical e de crítica e pela obra de Francine Benoît.
Em 2014 editam o seu 2º disco intitulado “Mikroduo, com música do compositor André Santos”.
Desde o principio dos anos 80 que o flautista Rão Kyao se dedica ao estudo da flauta de bambu e da música clássica Indiana, tendo tido como mestres o grande Raghunath Seth na flauta e Pradeep Schatergee na música vocal.
Rão Kyao apresenta-se neste espectáculo com Bondo Fernandes, excelente Tablista e Percussionista, natural de Goa que se encontra de passagem por Portugal.
Os temas são de origem tradicional (portuguesa e indiana) e também originais, para além da improvisação colectiva.