Museu de Lamego |Apresentação do livro "O Signo e a Paisagem - A Estrada Nacional 2" | 30 de junho
O Signo e a Paisagem – A Estrada Nacional 2 em livro, no Museu de Lamego
Dia 30 de junho, pelas 18h30, vai ter lugar no pátio do Museu de Lamego, a apresentação do livro O Signo e a Paisagem. N2, dos fotógrafos Augusto Lemos e Conceição Magalhães.
Em 2021, o casal Augusto Lemos e Conceição Magalhães puseram o pé à estrada e, de bicicleta, percorreram os cerca 739 quilómetros que atravessam o país entre Chaves e Faro. Fotógrafos, ambos, registaram o percurso, num registo que é feito de memórias e afetos. Enquanto Augusto Lemos tratou as paisagens das beiras do caminho (a paisagem), Conceição Magalhães foi fotografando os marcos de estrada (os signos). Não todas as paisagens nem todos os signos, o que resultaria num trabalho pouco conveniente a uma publicação fotográfica, dada a extensão do território e dos marcos que o sinalizam. “Já que a estrada era mítica, os fotógrafos optaram por introduzir outro elemento mítico, escolheram marcos que apresentavam o número de quilómetros em capicua, números que, como aprendemos, dão sorte a quem os acha”, como refere Maria do Carmo Serén, no seu texto de abertura ao livro.
Numa edição de autor, constituída por 739 exemplares numerados com os números capicuas assinados (mais o número zero também assinado), O Signo e a Paisagem conduz-nos estrada fora pela N2 que, se ao longo das décadas foi perdendo a sua importância devido ao desenvolvimento da rede de autoestradas de Portugal, nos últimos anos, tem sido alvo de interesse turístico, com muitos viajantes a percorrê-la de lés a lés de carro, moto ou bicicleta para explorar as paisagens, vilas e cidades. O livro, em jeito de álbum de memórias fotográficas, é por isso também um convite de descoberta do sentido do belo das coisas.
O livro vai ser apresentado pelos autores, na primeira iniciativa a decorrer no pátio do Museu de Lamego, após um prolongado período de encerramento, por motivo de obras.
A entrada é livre.