Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Museu Grândola, Vila Morena: Uma viagem interativa pela história da canção que marcou o 25 de Abril

Museu é inaugurado dia 20 de abril, às 15:00

PREVIEW-AF_CONVITE_GVM_FOLHA-A5.jpg

 

O município de Grândola inaugura, dia 20 de abril, um novo núcleo museológico, interativo e imersivo, que conta a história do poema escrito por José Afonso que se transformou em canção e, 10 anos depois, na senha do 25 de Abril. Esta viagem inédita no tempo é uma iniciativa da Câmara Municipal de Grândola no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

 

Já imaginou poder recuar no tempo, sentar-se no escritório da Direção Geral da Segurança, pegar no telefone e ouvir o relatório redigido pelos agentes da PIDE  que assistiram, no Coliseu de Lisboa, ao I Encontro da Canção Portuguesa, onde José Afonso cantou Grândola, Vila Morena, acompanhado por milhares de vozes? Ou ouvir o testemunho inédito de José Mário Branco sobre a gravação da canção em 1971? Ou recriar, num estúdio de gravação, a sua própria versão de Grândola, Vila Morena e partilhá-la nas redes sociais?

 

O novo Núcleo Museológico do Museu de Grândola percorre, passo a passo, com recurso a tecnologia interativa, a história de Grândola, Vila Morena, desde o primeiro encontro entre José Afonso e a Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, em 1964, até aos dias de hoje.

 

O Núcleo apresenta várias áreas de exposição, filmes e atividades interativas, um estúdio de gravação e um auditório que contam detalhadamente a história do poema-canção que ajudou a transformar Portugal numa democracia.

 

O novo espaço de história e cultura do município de Grândola apresenta ainda uma obra de arte original: Uma fotografia de Patrick Ulmann, que capta José Mário Branco, José Afonso e Francisco Fanhais no momento em que ensaiam os passos de Grândola, Vila Morena. Este registo fotográfico dá origem a um grande mural, da autoria de Mariana Santos, que aumenta à medida que se ouve o arrastar dos pés dos três cantores no saibro, tal como na canção.

 

O Núcleo Museológico Grândola, Vila Morena está instalado no 1.º andar do edifício dos antigos Paços do Concelho – na praça D. Jorge em Grândola. A inauguração está agendada para as 15h00 do dia 20 de abril e contará com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, e com um momento musical protagonizado pela Banda Filarmónica da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense