Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Museu Nacional da Música | 22 de Março - Ciclo "Músicas do Acervo - Compositores Portugueses e seus Contemporâneos" #Entrada Livre; 23 de Março - Coro das Nações

        22 Março – 19h  - 3º Ciclo Músicas do Acervo | Portugueses e seus Contemporâneos | 1º Concerto da Temporada

#EntradaLivre

 

Comissário: Adriano Nogueira

 

2º Concerto da Temporada  

Steven Chervenkov

interpreta ao piano

BACH, BEETHOVEN, BRAHMS, ANTÓNIO FRAGOSO E VILLA-LOBOS

Steven 1.jpg

 

Programa:
BACH - Toccata em mi menor, BWV 914
BEETHOVEN - Sonata Tempestade (n. 17, op. 31 n. 2, em ré menor)
I. Largo – Allegro
II. Adagio
III. Allegretto
BRAHMS - Variações sobre um Tema Original, op 21 n. 1
A. FRAGOSO - Noturno em Ré Bemol Maior
VILLA-LOBOS - Hommage à Chopin
Noturno
Balada


Steven Chervenkov iniciou os seus estudos musicais em Sorocaba (estado de São Paulo, Brasil), a sua cidade natal, onde teve aulas de canto coral e musicalização infantil. Ingressou dois anos mais tarde (2003), então com 12 anos, no curso de piano erudito do Conservatório de Tatuí , onde se formou na classe da prof. Cristiane Bloes e Miriam Braga em 2009. Trabalhou, nesta instituição, como pianista colaborador por quatro anos. Steven é bacharel em música com habilitação em piano pela USP – Universidade de São Paulo, onde teve aulas com os profs. Drs. Eduardo Monteiro e Luciana Sayuri . Pela mesma instituição, foi detentor de uma bolsa de iniciação científica intitulada "A Suíte das Cinco Notas, de Lorenzo Fernandez - abordagem analítica e pedagógica para o ensino de piano", trabalho que propõe um estudo desse repertório sob o ponto de vista didáctico, orientado pelo prof. Dr. Mário Videira, e fez aulas de Colaboração Pianística com Ricardo Ballestero. Estudou, posteriormente, com a professora Marisa Lacorte .
Integrou o corpo docente do Guri Santa Marcelina entre 2011 e 2015, um dos maiores projectos de educação musical e inclusão socio-cultural da América Latina, disseminando a aprendizagem musical por intermédio de 46 pólos de ensino espalhados por São Paulo e pela Grande São Paulo. Nesta instituição, leccionou teoria musical, piano e musicalização, além de ter atuado como pianista correpetidor das classes de canto e canto coral.
Desde o início de sua formação musical, participou em grupos de canto coral e foi coralista bolsista no Coro de Câmara Comunicantus, da USP. Trabalhou também como pianista colaborador no Conservatório Regional de Castelo Branco.
Tem-se aperfeiçoado musicalmente através de masterclasses e cursos ministrados por importantes nomes do cenário musical, entre eles Elisso Virsaladze (Rússia/Geórgia), Tali Morgulis (Ucrânia/EUA), Ricardo Castro (Brasil/Suíça), Gerald Robbins (EUA), Diana Kacso (EUA/Brasil), Anne Kaasa (Noruega/Portugal), Fany Solter (Alemanha/Brasil), Mirtha Herrera (Argentina/Itália), Mirthala Salazar (México), Marek Zebrowski (Polônia), Luis Senise, Ney Fialkow, Viviane Taliberti. Entre as suas apresentações, destacam-se os recitais realizados no Conservatório Nacional de Lisboa e cidade de Campos do Jordão - SP, os recitais realizados no MuBE - Museu Brasileiro de Escultura (São Paulo), na Sociedade Brasileira de Eubiose, Centro Cultural de São Paulo, na Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, e os concertos com a Orquestra Sinfônica Paulista (Teatro Procópio Ferreira, Tatuí, 2008), Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (MASP e Museu da Casa Brasileira), Orquestra Prelúdio (TV Cultura) e Orquestra Sinfônica do Centro (Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco), e os recitais na cidade de Montepulciano-Itália (abril de 2017), realizados com a classe da Hochschule für Musik und Tanz , de Colônia-Alemanha.

Obteve os seguintes prémios: 1º lugar no XXI Concurso de Piano "Artlivre" – Jovens Talentos, 2º lugar e prêmio de melhor intérprete de música brasileira no V e VI Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira Maestro "Spartacco Rossi", 3º lugar no XV e XVII Concurso de Piano Souza Lima e 1º lugar no Concurso Maestro "Rodrigo Tavares", concurso no qual também lhe foi conferido o título de candidato destaque, então aos 14 anos, cujo prémio foi uma viagem a Portugal e uma apresentação solo em Lisboa.

Em 2014 venceu o concurso Jovens Solistas, da USP, no qual tocou o Concerto de Grieg op. 16 frente a OCAM (Orquestra de Câmara da USP), sob regência do maestro Gil Jardim, no reconhecido Museu de Arte de São Paulo ‘Assis Chateaubriand’ – MASP e no Museu da Casa Brasileira. Neste mesmo ano, foi vice-campeão do Prelúdio, da TV Cultura*, concurso voltado para a divulgação de jovens talentos brasileiros no cenário da música erudita.

Atualmente, é aluno de mestrado em performance na classe de Paulo Alvares da Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

52856756_2224223587634405_7904770605436633088_o.jp

É objectivo da terceira temporada do ciclo de piano “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos” a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a colecção de partituras do Museu Nacional da Música.

O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Cronner de Vasconcelos ou Fernando Lopes Graça.

Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as mencionadas composições e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado para confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.

O ciclo realizar-se-á entre os meses de Março e Julho de 2019, com a apresentação de 8 pianistas nacionais e internacionais.