Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MUSEU NACIONAL DA MÚSICA | 6 de Dezembro, pelas 19h | Apresentação do projecto pedagógico O GATO DAS BOTAS pelo compositor Vasco Negreiros

Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música convida:

Apresentação do projecto pedagógico O GATO DAS BOTAS pelo compositor Vasco Negreiros

 

Quarta, 6 de Dezembro, pelas 19h

#EntradaLivre

Apresentação GATO DAS BOTAS.jpg

 

Apresentação do projecto pedagógico O GATO DAS BOTAS pelo compositor Vasco Negreiros

 

CD com edição do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. Apoio da Universidade de Aveiro e da AvA Musical Editions. Ilustrado por Madalena Matoso / Planeta Tangerina.

 

Depois de Charadas da bicharada com música de Sérgio Azevedo, este segundo CD da colecção benjamim (MPMP, movimento patrimonial pela música portuguesa) inclui O gato das botas, com música de Vasco Negreiros a partir do conto dos irmãos Grimm. A interpretação é de Jorge Castro Ribeiro (narrador), da Orquetra Filarmonia das Beiras e dos Pequenos Cantores de Coimbra, coro preparado pelo mastro Paulo Bernardino, sob a direcção de Vasco Negreiros. 
A obra O gato das botas integra uma forte componente pedagógica: foi escrita de maneira a poder mostrar vários naipes e instrumentos da orquestra, através da associações entre personagens e estados psicológicos a determinadas soluções de instrumentação, tomando por modelo o trabalho de Prokofief em O Pedro e o Lobo e de Britten no The Young Person’s Guide to the Orchestra, i.e., explorando a técnica dos Leitmotiven.

 

Sobre O Gato das Botas
Quando os irmãos Grimm ouviram narrar esta história, terão reconhecido logo que se tratava fundamentalmente daquela que já Charles Perreaults havia recolhido, ainda que com algumas interessantes variantes. Decidiram incluí-la na primeira edição das suas ‘Kinder- und Hausmärchen’, vinda à luz em Dezembro de 1812, pois o que queriam era transmitir de forma tão fiel quanto possível o que lhes chegava, por via oral ou escrita. O esforço destes dois irmãos filólogos é um exemplo de dedicação à cultura popular, sem o qual o imaginário infantil seria certamente mais pobre. Independentemente das centenas de estudos que se têm realizando sobre as recolhas dos irmãos Grimm, facto é que os seus contos (mais de 500 histórias!) estão traduzidos por todo o mundo, assumindo uma universalidade impressionante, que abrange a tradução em cerca de 160 línguas.

O compositor desta obra, VASCO NEGREIROS, é autor de uma ópera infantil estreada nos Dias da Música do CCB de 2010, compositor premiado precisamente na composição de música para crianças (3.º Prémio no Concurso Internacional de Composição para Coro Infantil de 2009, realizado na Bulgária, sendo que o 2.º não foi atribuído, e autor da obra vencedora no Concurso Ibérico de Música de Cámara con Arpa, em Madrid, 2010).

 
 
Mais info: http://mpmp.pt/produto/benjamim2/

 

 
 
 


 
PRÓXIMOS EVENTOS NO MUSEU NACIONAL DA MÚSICA: