Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MUSEU NACIONAL DA MÚSICA | CANÇÕES PARA VOZ E ALAÚDE: Tristan Droillard – Tenor; Mariana Furtado – Alaúde e Tiorba | CD com violoncelo Stradivarius e Orquestra Gulbenkian já à venda

CANÇÕES PARA VOZ E ALAÚDE 
14 de Julho, pelas 19h
 
Tristan Droillard – Tenor
Mariana Furtado – Alaúde e Tiorba

13568910_1141075379282570_4378622520607929337_o%20

 

PROGRAMA

Come heavy sleep | JOHN DOWLAND (1563–1626)

Allemande | ROBERT JOHNSON (ca.1583–1633)

Weep you no more sad fountains | JOHN DOWLAND

J'avais cru qu'en vous aymant | ANON. /"Brunettes ou petits airs tendres" Christophe Ballard 

Je suis charmé d'une brune | ANON. /"Brunettes ou petits airs tendres" Christophe Ballard 

Chaconne | ROBERT DE VISÉE (ca.1655–1732/1733)

Amour, Cruel Amour | SEBASTIEN LE CAMUS (ca.1610–1677) 

Fortune my foe | ANON. / JOHN DOWLAND

It was a lover and his lass | THOMAS MORLEY (ca.1557–1602)

The willow song | ANON

Queen Elizabeth Galliard | ÉTIENNE MOULINIÉ (1599–1676)

Flow my Tears | PIERRE GUÉDRON (ca.1570 – ca.1620)

Can she excuse my wrongs? | ÉTIENNE MOULINIÉ

Enfin la Beauté | JOHN DOWLAND

Aux plaisirs, aux délices bergères | JOHN DOWLAND

C'en est fait | JOHN DOWLAND

Tristan Droillard estudou arte dramática no Conservatório do XX arrondissement de Paris, continuando os seus estudos no Conservatório Real de Bruxelas onde se licenciou em teatro musical.

Descobre o canto clássico graças ao trabalho desenvolvido com o Chœur des Petits Sablons sob a direção de Thibault Laenaert, criando em seguida o ensemble barroco-pop Les Brebis Galantes com Anne Bernards.

Em 2008 interpreta Thespis na Ópera Platée de Rameau parte do conceituado OpéraStage Transparant dirigido nesse ano por Ruud Gielens, Thomas Baeté e Jan Outryve.

Participa desde há três anos na Masterclass du Festival Baroque de Marche-en-Famenne dirigido por Thomas Baeté e em 2015 por Claire Lefiliâtre.

Em 2015, cria com Xavier Locus o espetáculo Bruxelles  à l’heure allemande, concebido para os Museus da cidade de Bruxelas pela ocasião das comemorações do centenário da primeira guerra Mundial. Presentemente colabora com Pascale Barret, artista performativa, com o seu projecto Music for a Code e com Mariana Furtado num registo decididamente renascentista. 

Mariana Furtadoiniciou os seus estudos de guitarra aos nove anos, ingressando aos 13 anos na classe de guitarra clássica do Professor António Almas na Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo concluído o curso em 2004.

A sua paixão pela música antiga levou-a a estudar alaúde na classe de alaúde e tiorba de Sofie Vanden Eynde na Sint-Agatha-Berchem Musikacademie em Bruxelas, que frequenta desde 2008.

Paralelamente é Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Gestão das Artes pela London City University.

Colabora regularmente com a soprano Britânica Emilia O'Connor com quem se apresentou, entre outros, na St Paul's Cathedral (Londres) e no Pasadena Pro Musica Festival (Los Angeles); Participou no Museum Night Fever de 2013, no Palácio Coudenberg de Bruxelas. Trabalha com Tristan Drouillard desde 2013, em 2016 destacam-se o recital no Centro Cultural Marroquino-Flamengo (Daarkom) e o acompanhamento musical das representações Romeo e Julieta, Hamlet e Othelo de Shakespeare no Kasteel Lamotte (Bélgica).

Participou em masterclasses com Leo Brower, David Russel e Betho Davezac (guitarra), Hopkinson Smith, Claire Lefilliâtre e Thomas Baeté (alaúde/música antiga).