Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MUSEU NACIONAL DA MÚSICA | Dezembro | Visitas guiadas, Concertos, conteúdos online

Próximos concertos em Dezembro

Indicações para todos os concertos:

Bilhetes para os espectáculos apenas mediante reserva prévia. Contactos: extensao.cultural@mnmusica.dgpc.pt ou, das 11:00 às 17:00, pelo telefone 21 771 09 90.
O uso de máscara é obrigatório e estarão garantidas todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço.
Lotação: 20 pessoas.  

 

10 Dez., 18H - Recital | Ciclo do Conservatório Nacional no Museu Nacional da Música  

 

11 Dez., 18H - Recital de piano ciclo Ludwig van Beethoven | Taíssa Cunha 

 

17 Dez., 18H - Recital ciclo Ludwig van Beethoven | Kvar Ensemble

 

18 Dez., 18H - Recital | Trio Senza Misura | 18 de Dezembro, 18h

 

__________________________

Ciclo do Conservatório Nacional no Museu Nacional da Música    

10 de Dezembro, 18h  (entrada livre) 

conserv.jpg

 

 

 

Concerto de Solistas e Música de Câmara Museu Nacional da Música

O segundo concerto da Temporada de Concertos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional no Museu Nacional da Música é dedicado aos jovens músicos de instrumentos de cordas dedilhadas e friccionadas. Num programa de grande diversidade serão interpretados obras para cordas dedilhadas de compositores do séc. XX como Jacques Ibert ou Emílio Pujol e para instrumentos de cordas friccionadas dos séculos XVIII e XIX nomeadamente J.S. Bach, Niccolò Paganini e Édouard Lalo.

 

Programa:
Luísa di Cicilia – Harpa P. Mayer – Sonata para harpa, 1º andamento andante J. Ibert – Ballade

Rafaela Côrte-Real – Harpa P. Chertock – Beige Nocturne - Harpicide at midnight

Guilherme di Bianco Carlos – Guitarra E. Pujol – Rapsódia Valenciana

Mara Anjos – Clarinete Marta Fonseca – Guitarra R. di Marino – Nocturne K. Vassiliev – Capringo

Ulilan Szymanska Pereira – Violino J. S. Bach – 1ª Sonata para violino solo e Paganini - Capricho 21

Joana Sanmarful – Violoncelo E. Lalo – Concerto para violoncelo 2 Intermezzo 3 Allegro

 

Classe dos Professores Ana Castanhito, Júlio Guerreiro, Paulo Jorge Ferreira, Luís Cunha e Miguel Ivo Cruz. Piano - Professora Dana Radu 

 

 ________________________________________________________________________________

 

A Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música apresenta:

Ciclo Ludwig van Beethoven | Recital de piano de Taíssa Cunha

11 de Dezembro, 18h 

Bilhete: 5 ♪ | Sócios: 3 ♪ |

 

taissa.jpg

 

Nascida em Lisboa, TAÍSSA CUNHA iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa. É licenciada com Honras pelo Conservatório Superior de Música de Castilla y León (Salamanca, 2013), onde estudou com Miriam Gómez-Morán e Alberto Rosado. Realizou apresentações pelo continente europeu com performances solo e em duo com a violinista portuguesa Matilde Loureiro. Juntas conquistaram o Primeiro Prémio em Música de Câmara no Concurso “Prémio Jovens Músicos” (Lisboa, 2008) e uma Menção de Honra no Concurso “Concertino Praha” (República Checa, 2009). Apresentou-se com orquestra sinfónica no 3º Festival de Música “Dinastia” em Kiev, Ucrânia (2014), que lhe valeu um prémio Vox Populi por parte do público. Entre as suas premiações incluem-se o Prémio Especial no 16º Concurso Internacional de Piano Santa Cecília (Portugal, 2014), o 1º lugar e Melhor Interpretação de Obra Portuguesa no 10º Concurso de Piano da Póvoa de Varzim (Portugal, 2015), entre outras.
Realizou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, em Portugal (onde também trabalhou como Pianista-Acompanhadora por três anos, acompanhando as classes de Coro, Cordas, Saxofone e Sopros-Metal), sob orientação do Professor Fausto Neves, tendo recebido, após a sua conclusão, o prémio de Melhor Aluna do Mestrado em Música desse ano (2017). Foi aluna em regime particular da renomada professora, aposentada da Juilliard School de Nova Iorque, Oxana Yablonskaya, entre 2012 e 2017. Participou de vários festivais, nacionais e internacionais, a destacar o 1º Festival Internacional de Piano de Amarante (2015) e o Encontro EPTA de Pianistas e Professores de Piano de Portugal (2017).
Entre os anos 2017 e 2019 residiu no Brasil, onde leccionou em Maringá e Londrina (Paraná), e deu diversos recitais a solo em salas de concerto em São Paulo, Londrina, Maringá, Campos do Jordão e Brasília, bem como uma performance do concerto de Mozart com a orquestra OSUEL no Teatro Ouro Verde sob a batuta do maestro Alessandro Sangiorgi (Londrina, 2018).
Desde o seu regresso a Portugal em 2019 tem desenvolvido intensa actividade no âmbito da música de câmara, com diversos ensembles da empresa Musicamera, para além de continuar com os recitais a solo e leccionar na Escola de Música do Colégio Moderno.

www.taissapoliakova.wixsite.com/taissacunhapiano

 

PROGRAMA

Sonata op. 27 no. 2

Adagio sostenuto

Allegretto - Trio

Presto agitato

 

Sonatina WoO Anh. 5 no. 2

Moderato

Romanze

 

Bagatelle no. 25 WoO 59 "Für Elise"

 

Sonata op. 57

Allegro assai

Andante con moto

Allegro ma non troppo - Presto

 

6 Variações op. 76 sobre a Marcha Turca de Ruínas de Atenas 

 

__________________________________________________________

 

A Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música apresenta

Ciclo Ludwig van Beethoven (1770-1827) no Dia em que se celebram os 250 anos do nascimento do compositor  

Recital KVAR Ensemble 

17 de Dezembro, 18H

Bilhete: 5 ♪ | Sócios: 3 ♪ |

kvar.jpg

 

 

 

KVAR Ensemble
Sara Llano, violino
Madalena Melo, viola
Nuno Cardoso, violoncelo
Duarte Pereira Martins, piano

 

Programa:

Quarteto em Dó maior, WoO 36, n.º 3 (1785)
I. Allegro vivace
II. Adagio com espressione
III. Rondo: Allegro

 

Quarteto em Mi bemol maior, op. 16 (1796-1810)
I. Grave – Allegro, ma non troppo
II. Andante cantabile
III. Allegro, ma non troppo

 

Sinopse:
Ludwig van Beethoven dispensa apresentações: celebramos este ano os 250 anos do nascimento de um dos maiores génios da História da Música. Neste programa comemorativo, o KVAR Ensemble propõe a redescoberta de duas obras para uma formação de câmara pouco visitada pelo compositor. O primeiro quarteto com piano hoje apresentado, obra de juventude – e por isso sem número de opus – composta apenas aos 15 anos, revela a sua dívida aos (seus) mestres clássicos, transparecendo já, em alguns rasgos, uma índole que viríamos mais tarde a perceber como precursora do Romantismo. Já o Quarteto em Mi bemol maior, op. 16, inicialmente criado como quinteto de sopros com piano, foi revisto em 1810, no final do chamado “período heróico” beethoveniano, precisamente no ano em que, por exemplo, escreveu a famosa canção “Para Elisa”.

 

NOTAS DE PROGRAMA
Madalena Melo | Outubro 2020

A 17 de Dezembro de 2020, comemoram-se 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven. O Kvar Ensemble assinala esta data com um concerto dedicado ao compositor, no qual se poderão ouvir duas obras para quarteto com piano: o Quarteto n.º 3, em dó maior, WoO 36, e o Quarteto em mi bemol maior, Op. 16.

O Quarteto n.º 3, em dó maior, foi escrito em 1785, quando Beethoven tinha apenas quinze anos. O quarteto com piano — formação de câmara constituída por violino, viola, violoncelo e piano — tinha sido até então pouco explorado pelos compositores, e o jovem Beethoven foi certamente influenciado pelo primeiro quarteto composto por Mozart no mesmo ano. Sendo embora uma obra de juventude, este quarteto inclui fragmentos temáticos que Beethoven viria a usar posteriormente nas sonatas para piano Op. 2, n.º 1, em fá maior, e n.º 3, em dó maior. De entre os três quartetos com piano que constituem o conjunto WoO 36, o n.º 3 é, sem dúvida, aquele cuja escrita revela maior maturidade. Contudo, apesar de se verificar já alguma emancipação nas partes do violino e da viola, o violoncelo ainda surge maioritariamente como uma amplificação da mão esquerda do piano.

O Quarteto em mi bemol maior, Op. 16, é uma transcrição do Quinteto em mi bemol maior para piano, oboé, clarinete, fagote e trompa, e data de 1796. A versão para quarteto com piano, realizada pelo próprio compositor, é, contudo, mais do que uma simples transcrição; trata-se mais precisamente de uma reformulação cuidada, com alterações que tiram partido das características dos instrumentos de corda e pequenas modificações na parte de piano (e.g., no último andamento), que conferem um charme especial à música. Acredita-se que a transcrição tenha sido concebida com o intuito de tornar esta obra também acessível aos agrupamentos de piano e cordas amadores que proliferavam em Viena naquela época. Neste quarteto, mais arrojado e ambicioso, do terceiro período de composição de Beethoven, escutamos já uma generosa distribuição temática por todos os instrumentos.

 

_________________________________________________________________________

A Associação dos Amigos do Museu Nacional da Música apresenta:
Recital do Trio Senza Misura

18 de Dezembro, 18H
Bilhete: 5 ♪ | Sócios: 3 ♪ |

trio senza.jpg

 

PROGRAMA

BRUCH E BEETHOVEN

 

MAX BRUCH (1838-1920) 

– Acht Stücke op.83
- N.º 5 – Rumanian melody
- N.º 6 - Nocturne
- N.º 7 – Allegro vivace ma non troppo 

- N.º 8 - Moderato

 

O compositor alemão Max Bruch, quando compôs as 8 peças op.83, já tinha 72 anos em 1910. Max Bruch compôs estas 8 peças para o seu filho, Max Felix, um clarinetista profissional. Escrito num estilo romântico, fora do seu tempo quando comparado com as obras de compositores da mesma época (Stravinsky, Bartók e Schoenberg), este opus caracteriza-se por possuir, à excepção da peça no.7, um ambiente intenso, apaixonado e íntimo.

 

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827) 

– Trio Op. 11
- 1.º mov. - Allegro con brio
- 2.º mov. - Adagio

- 3.º mov. 

- Tema: Pria ch’io l’impegno


O trio para piano op.11 foi composto por Ludwig van Beethoven em 1797 e publicado em Viena no ano seguinte. Grande parte da obra de Beethoven para música de câmara, que contenha instrumentos de sopro, foi escrita no início da sua vida. A popularidade deste tipo de grupos de música de câmara não sobreviveu para lá do fim do séc. XVIII.
Este trio foi escrito para piano, clarinete (ou violino) e violoncelo (podendo ser substituido por fagote). A escolha da tonalidade de Sib Maior não foi ao acaso, pois assim facilita as passagens mais virtuosísticas no Clarinete em Sib que, no séc. XVIII, ainda não beneficiava do sistema de um moderno sistema de chaves (como os sistemas Albert ou Boehm).
O finale, um tema e variações, é baseado no tema do trio Pria ch’io l’impegno, da ópera L’amor marinaro do compositor Joseph Weigl.

 

_________________________________________________________________________________________________

 

Para conteúdos online* pode seguir-nos em:

 

http://www.museunacionaldamusica.gov.pt/

https://www.facebook.com/museunacionaldamusica

https://www.instagram.com/museunacionaldamusica

 

*Excertos de gravações dos concertos (inclusive momentos musicais com instrumentos históricos), conteúdos sobre os instrumentos musicais, visitas guiadas temáticas, quizzes musicais e muito mais.

_______________________________________________________________________

 

Visitas guiadas ao Museu Nacional da Música às quartas e sextas-feiras, às 11h

Gostaria de participar numa visita guiada ao museu com os seus amigos e familiares? O museu disponibiliza este serviço mediante marcação prévia. 

Um guia falará sobre a história do museu, os exemplares expostos e poderá também ouvir o som dos instrumentos musicais

Inscreva-se já!

 

Duração aproximada: 40 minutos

Lotação máxima: 10 pessoas | mínimo de 5 pessoas

Os interessados serão admitidos mediante reserva prévia  efectuada pelo email  extensao.cultural@mnmusica.dgpc.pt ou, das 11h às 17h, de segunda a sábado, pelo telefone 217710990. 

O uso de máscara é obrigatório e garantiremos todas as normas de distanciamento social e higienização do espaço.

 

 

 

_______________________________________________________________

 

1 comentário

Comentar post