Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MUSEU NACIONAL DA MÚSICA: Lançamento do livro A LÍNGUA PORTUGUESA NO CANTO LÍRICO de TÂNIA VALENTE | 24 Março, 18h, #EntradaLivre

Na próxima sexta, 24 de Março, pelas 18h, 

Lançamento do livro 

A LÍNGUA PORTUGUESA NO CANTO LÍRICO 

CONTEXTO HISTÓRICO E RELAÇÕES ENTRE TÉCNICA E FONÉTICA 

por TÂNIA VALENTE

 

A apresentação ficará a cargo da Prof. Dra. Ana Mendes (terapeuta da fala e docente do Instituto Politécnico de Setúbal), do Prof. Maria José Borges (docente do Conservatório Nacional) e de Fernando Serafim (cantor e professor de canto).

Segue-se um momento musical com a autora do livro (canto) e o pianista Daniel Godinho. Serão tocadas obras de  Gustavo Romanoff Salvini.

A entrada é livre.

 

A_Lingua_Portuguesa__Cover_for_Kindle (1).jpg

 

Sobre o livro:

Este livro é uma versão concisa da tese de Doutoramento de Tânia Valente*, com actualização de conteúdos, incluindo factos históricos inéditos sobre o percurso do compositor, cantor e professor de canto Gustavo Romanoff Salvini (1825-1894), pioneiro na abordagem musical e científica da questão do Canto em Língua Portuguesa. 

A investigação parte de um preconceito, generalizado entre a comunidade de cantores líricos portugueses e estrangeiros, de que o português é uma língua “difícil” para o Canto. Tânia Valente tentou perceber de onde vem este preconceito e se ele fará algum sentido. 

Tomando Salvini como ponto de partida e fio condutor ao longo de toda a obra, a autora analisa a relação entre canto e fonética portuguesa ao longo de 4 capítulos. Cada capítulo tenta dar resposta a uma questão: 1- De onde vem o preconceito de cantar em português? 2- Como funciona o aparelho fonador? 3- Como funciona a língua portuguesa de um ponto de vista articulatório? 4- Como funciona o canto em língua portuguesa em termos acústicos?

Por fim, utilizando a tecnologia e os conhecimentos sobre fonética e técnica vocal dos séc. XX e XXI, identifica alguns sons potencialmente difíceis para o canto em Língua Portuguesa e sugere estratégias para os ultrapassar.

*Baseado na dissertação de Doutoramento “A Língua Portuguesa no Canto Lírico: um estudo de relações entre técnica vocal e fonética articulatória” apresentada à Universidade de Évora em Junho de 2014.

 

Biografia da autora:

Doutorada em Música e Musicologia, ramo de Interpretação, pela Universidade de Évora, a autora Tânia Valente divide a sua actividade artística de cantora com a de docente da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e investigadora Académica. Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães pela Faculdade de Letras de Lisboa, e em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Os seus interesses de investigação abarcam as áreas da Ciência Vocal, Pedagogia do Canto e relações entre Música e Literatura. 
Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian.

 

Programa do momento musical: 

Gustavo Romanoff Salvini

- Chorei sonhando ( partir de um poema de H. Heine)
- Queres a flor ( texto de Camilo Castelo-Branco)
- Junto ao berço
- Eu não gosto ( poema de Fernando Castiço).

 
 
EVENTOS FUTUROS: 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.