MUSEU NACIONAL DA MÚSICA | Recital “As you like it - Em torno de Shakespeare" | 27 Out., 19h | Ciclo À Tarde no Museu
Programa
Recital “As you like it - Em torno de Shakespeare”
Primeira Parte
What is Sylvia (The two gentlemen of Verona) – Shakespeare
An Sylvia op. 106 (4) – Schubert
Wilt thou be gone? (Romeo and Juliet)
Ophelia Lieder WoO. 22 - Brahms
- Wie erkenn’ ich dein Treulieb
- Sein Leichenhemd weiss wie Schnee
- Auf morgen ist Sankt Valentins Tag
- Sie trugen ihn auf der Bahre bloss
- Und kommt er nicht mehr zurück?
La mort d’Ophélie op. 18 (11) – Berlioz
Segunda Parte
All the world’s a stage (As you like it) – Shakespeare
She never told her love Hob. XXVIa – Haydn
Songs of the Clown op. 29 – Korngold
- Come away death
- O mistress mine
- Hey Robin
If we shadows have offended (A midsummer night’s dream) - Shakespeare
Three Shakespeare Songs op. 6 - Quilter
- Come away death
- 0 mistress mine
- Blow blow thou winter wind
Fancy FP 174 – Poulenc
Currículos dos músicos:
Alexandra Calado, Mezzo-Soprano
Concluiu o curso de Teatro – Interpretação da Academia Contemporânea do Espectáculo antes de se dedicar ao estudo do Canto no Conservatório de Música do Porto e depois na Universidade de Aveiro. Tem-se apresentado em concerto interpretando as obras Il Tramonto de O. Respighi, Oratória de Natal de C. Saint-Saëns, Ach das ich Wassers gnug hätte de J. C. Bach, Stabat Mater de G. Pergolesi, Gloria e Stabat Mater de A. Vivaldi, O Messias de G. Händel, Messe de Minuit e Te Deum de M. A. Charpentier, The Armed Man de K. Jenkins, Requiem, Vesperae Sollennes de Confessore e Missa da Coroação de W. Mozart; Oratória da Páscoa, Oratória de Natal e Paixão Segundo São Mateus de J. S. Bach, Chichester Psalms de L. Bernstein e Spanische Liebeslieder de R. Schumann. Cantou o papel de David na oratória Saul de Händel, dirigida por Brian MacKay.
O seu repertório de ópera inclui Orfeo de Orfeo ed Euridice, Cornelia de Giulio Cesare, Dido e Sorceress de Dido e Eneias, a 3ª Dama de A Flauta Mágica, Amastre em Xerxes, La Ciesca em Gianni Schicchi e Zia Principessa, Badessa e Maestra delle Novizie de Suor Angelica, Orlofsky de O Morcego e Old Lady de Candide. No âmbito da ópera para crianças, estreou os papéis de Mãe em A Árvore dos Sonhos de J. M. Oliveira sob a direcção de Kamen Goleminov e encenação de Mário Moutinho e Monstra de A Coragem e o Pessimismo de Jorge Salgueiro, com encenação de Guilherme Mendonça e direcção musical de António Vassalo Lourenço. No Teatro Nacional S. João interpretou Ariel em A Tempestade de Shakespeare dirigida por Silviu Purcarete. No Teatro do Campo Alegre fez parte do elenco da comédia musical Porto em Directo de Cláudio Hochmann e Carlos Azevedo e Os Saltimbancos de Chico Buarque, com encenação de Gabriel Vilella e direcção musical de Ernani Maletta. Apresentou-se como Babette no musical O Mundo Mágico de a Bela e o Monstro nos Teatros Aveirense e José Lúcio da Silva. No Teatro Carlos Alberto fez parte do elenco de Porto São Bento, com encenação de Nuno Cardoso.
Alexandra apresenta-se pela primeira vez no Museu da Música acompanhada pelo pianista Bernardo Marques.
Bernardo Marques, Piano
Natural de Lisboa, Bernardo Marques iniciou os seus estudos de piano aos seis anos a título particular. Um ano mais tarde ingressou na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, tendo terminado o Curso de Piano em 2009 com a máxima classificação, sob a orientação da professora Madalena Reis. Nesta escola, a sua formação passou ainda pelo Canto e Ópera com Joana Levy, Cravo e Baixo-Contínuo com João Paulo Janeiro e Música Contemporânea com Pedro Pinto Figueiredo. Em 2009, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), na classe do professor Jorge Moyano, terminando em 2012 a licenciatura em Piano. Atualmente, prossegue os seus estudos com o pianista Artur Pizarro.
Conquistou o 1º Prémio do Nível Superior de Piano no 14º Concurso Internacional Cidade do Fundão e o Prémio de Melhor Pianista Acompanhador no 8º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, entre outros. Tem trabalhado frequentemente como pianista acompanhador e correpetidor, destacando-se participações no Curso de Verão Vocalizze, no Festival Coral de Verão, no Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro (Curso de Ópera), bem como colaborações com o Coro de Câmara da ESML e com a Fundação Gulbenkian (Coro e Orquestra).
Em 2011, iniciou os seus estudos de direção coral com o maestro Paulo Lourenço, e em 2012 os de direção orquestral com o maestro Henrique Piloto. Trabalhou em masterclasse com os maestros Dr. Eugene Rogers, Dr. Brett Scott e Jean-Sébastien Béreau, tendo como orientador atual o maestro António Lourenço. Em 2013, começou a especializar-se em Ópera com Elena Dumitrescu Nentwig. Sob a sua orientação, fundou a companhia Nova Ópera de Lisboa, juntamente com a soprano Alexandra Bernardo.
Bernardo Marques apresenta-se regularmente em público a solo, em formações diversas ou como maestro.