Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MUSEU NACIONAL DA MÚSICA | Recital “As you like it - Em torno de Shakespeare" | 27 Out., 19h | Ciclo À Tarde no Museu

Programa

Recital “As you like it - Em torno de Shakespeare”

 

 

Primeira Parte

 

 

What is Sylvia (The two gentlemen of Verona) – Shakespeare

 

An Sylvia op. 106 (4) – Schubert

 

Wilt thou be gone? (Romeo and Juliet)

 

Ophelia Lieder WoO. 22 -  Brahms

  1. Wie erkenn’ ich dein Treulieb
  2. Sein Leichenhemd weiss wie Schnee
  3. Auf morgen ist Sankt Valentins Tag
  4. Sie trugen ihn auf der Bahre bloss
  5. Und kommt er nicht mehr zurück?

 

La mort d’Ophélie op. 18 (11) Berlioz

 

 

Segunda Parte

 

 

All the world’s a stage (As you like it) – Shakespeare

 

She never told her love Hob. XXVIa  – Haydn

 

Songs of the Clown op. 29  – Korngold

  1. Come away death
  2. O mistress mine
  3. Hey Robin

 

If we shadows have offended (A midsummer night’s dream) - Shakespeare

 

Three Shakespeare Songs op. 6 - Quilter

  1. Come away death
  2. 0 mistress mine
  3. Blow blow thou winter wind

 

 

Fancy FP 174 – Poulenc

 

13.JPG

 

 

Currículos dos músicos:

 

Alexandra Calado, Mezzo-Soprano

Concluiu o curso de Teatro – Interpretação da Academia Contemporânea do Espectáculo antes de se dedicar ao estudo do Canto no Conservatório de Música do Porto e depois na Universidade de Aveiro. Tem-se apresentado em concerto interpretando as obras Il Tramonto de O. Respighi, Oratória de Natal de C. Saint-Saëns, Ach das ich Wassers gnug hätte de J. C. Bach, Stabat Mater de G. Pergolesi, Gloria e Stabat Mater de A. Vivaldi, O Messias de G. Händel, Messe de Minuit e Te Deum de M. A. Charpentier, The Armed Man de K. Jenkins, Requiem, Vesperae Sollennes de Confessore e Missa da Coroação de W. Mozart; Oratória da Páscoa, Oratória de Natal e Paixão Segundo São Mateus de J. S. Bach, Chichester Psalms de L. Bernstein e Spanische Liebeslieder de R. Schumann. Cantou o papel de David na oratória Saul de Händel, dirigida por Brian MacKay.

         O seu repertório de ópera inclui Orfeo de Orfeo ed Euridice, Cornelia de Giulio Cesare, Dido e Sorceress de Dido e Eneias, a 3ª Dama de A Flauta Mágica, Amastre em Xerxes, La Ciesca em Gianni Schicchi e Zia Principessa, Badessa e Maestra delle Novizie de Suor Angelica, Orlofsky de O Morcego e Old Lady de Candide. No âmbito da ópera para crianças, estreou os papéis de Mãe em A Árvore dos Sonhos de J. M. Oliveira sob a direcção de Kamen Goleminov e encenação de Mário Moutinho e Monstra de A Coragem e o Pessimismo de Jorge Salgueiro, com encenação de Guilherme Mendonça e direcção musical de António Vassalo Lourenço. No Teatro Nacional S. João interpretou Ariel em A Tempestade de Shakespeare dirigida por Silviu Purcarete. No Teatro do Campo Alegre fez parte do elenco da comédia musical Porto em Directo de Cláudio Hochmann e Carlos Azevedo e Os Saltimbancos de Chico Buarque, com encenação de Gabriel Vilella e direcção musical de Ernani Maletta. Apresentou-se como Babette no musical O Mundo Mágico de a Bela e o Monstro nos Teatros Aveirense e José Lúcio da Silva. No Teatro Carlos Alberto fez parte do elenco de Porto São Bento, com encenação de Nuno Cardoso.

         Alexandra apresenta-se pela primeira vez no Museu da Música acompanhada pelo pianista Bernardo Marques.

 

 

Bernardo Marques, Piano

Natural de Lisboa, Bernardo Marques iniciou os seus estudos de piano aos seis anos a título particular. Um ano mais tarde ingressou na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, tendo terminado o Curso de Piano em 2009 com a máxima classificação, sob a orientação da professora Madalena Reis. Nesta escola, a sua formação passou ainda pelo Canto e Ópera com Joana Levy, Cravo e Baixo-Contínuo com João Paulo Janeiro e Música Contemporânea com Pedro Pinto Figueiredo. Em 2009, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), na classe do professor Jorge Moyano, terminando em 2012 a licenciatura em Piano. Atualmente, prossegue os seus estudos com o pianista Artur Pizarro.

Conquistou o 1º Prémio do Nível Superior de Piano no 14º Concurso Internacional Cidade do Fundão e o Prémio de Melhor Pianista Acompanhador no 8º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, entre outros. Tem trabalhado frequentemente como pianista acompanhador e correpetidor, destacando-se participações no Curso de Verão Vocalizze, no Festival Coral de Verão, no Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro (Curso de Ópera), bem como colaborações com o Coro de Câmara da ESML e com a Fundação Gulbenkian (Coro e Orquestra).

Em 2011, iniciou os seus estudos de direção coral com o maestro Paulo Lourenço, e em 2012 os de direção orquestral com o maestro Henrique Piloto. Trabalhou em masterclasse com os maestros Dr. Eugene Rogers, Dr. Brett Scott e Jean-Sébastien Béreau, tendo como orientador atual o maestro António Lourenço. Em 2013, começou a especializar-se em Ópera com Elena Dumitrescu Nentwig. Sob a sua orientação, fundou a companhia Nova Ópera de Lisboa, juntamente com a soprano Alexandra Bernardo.

Bernardo Marques apresenta-se regularmente em público a solo, em formações diversas ou como maestro.

Bernardo Marques Foto.jpg