Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MUSEU NACIONAL DA MÚSICA | VI CICLO POESIA NO MUSEU a partir de 31 de Janeiro | 1.ª sessão: Jorge Vaz de Carvalho sobre Jorge de Sena | #EntradaLivre

VI CICLO POESIA NO MUSEU

O ciclo Poesia no Museu está de regresso para a sua sexta edição! 
Entre Janeiro e Junho, sempre às 19h das quartas-feiras, haverá 9 sessões com entrada gratuita no Museu Nacional da Música sobre 9 poetas. Miguel Tamen, António Feijó, Frei Bento Domingues, Jorge Vaz de Carvalho ou Gustavo Rubim são alguns dos conferencistas que falarão sobre nomes tão variados como Camões, Fernando Pessoa, Juvenal ou Hilda Hilst.

A primeira sessão, conduzida pelo professor Jorge Vaz de Carvalho, terá como tema o poeta Jorge de Sena, mais precisamente o livro de poesia "Arte de Música". 
O conferencista é autor de "Jorge de Sena - Sinais de Fogo como romance de Formação", publicação lançada em 2010 pela Assírio e Alvim

POSTER POESIA 2018certo (8).jpg

 

 
JORGE VAZ DE CARVALHO

Estreou-se como cantor lírico em 1984, no Teatro Nacional de São Carlos de Lisboa. Desde então, interpretou inúmeros papéis principais, sobretudo em óperas de Mozart, Rossini, Donizetti, Verdi, Puccini, Bizet, Gounod, Massenet ou Wagner, em países como a Alemanha, Austrália, Bélgica, China e Macau, Croácia, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Itália, Líbia ou Japão. Artista eclético, o seu vasto repertório inclui opereta e musical americano, apresenta-se regularmente em recital e a atividade concertística abrange todos os principais compositores, do barroco à música contemporânea. Foi Director da Orquestra Nacional do Porto e Director do Instituto das Artes. 
Além de músico de carreira internacional, é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa, Mestre em Literaturas Comparadas pela Universidade Nova de Lisboa e Doutorado em Estudos de Cultura pela Universidade Católica de Lisboa. O seu trabalho literário inclui obras de poesia (A Lenta Rendição da Luz, Relógio d’Água, 1992), conto, ensaio e tradução (Ciência Nova de Giambattista Vico, Fundação Calouste Gulbenkian, Prémio de Tradução Científica e Técnica FCT/União Latina 2006; Canções de Inocência e de Experiência de William Blake, Assírio & Alvim, 2009; Vida Nova de Dante Alighieri Relógio d’Água, 2010). 
Exerce constante actividade de articulista e de conferencista, no país e no estrangeiro. 
É professor e coordenador científico da área de Estudos Artísticos da Universidade Católica Portuguesa.
 

SOBRE O CICLO POESIA NO MUSEU 

“Poesia no Museu” é um ciclo organizado pelo Museu Nacional da Música e comissariado por Helena Miranda e Tomás Castro. Consiste em várias conferências, habitualmente ilustradas com leitura de poemas, sobre poetas ou assuntos relacionados com poesia. As sessões duram aproximadamente 60 minutos e decorrem no Museu Nacional da Música às quartas-feiras, sempre às 19h, com entrada livre. O ciclo vai já na sua sexta edição.

 
 
PROGRAMA
 
Jorge Vaz de Carvalho - Jorge de Sena - 31 de Janeiro
 
Frei Bento Domingues - Tema a anunciar - 28 de Fevereiro
 
Gustavo Rubim - Hilda Hilst - 7 de Março
 
Alva Martinez Teixeiro - Carlos Drummond de Andrade - 21 de Março
 
João Figueiredo - Camões - 11 de Abril
 
José Carlos Araújo - As "Sátiras" de Juvenal - 2 Maio
 
António Feijó - Fernando Pessoa - 16 de Maio
 
Maria Sequeira Mendes - Harryette Mullen - 30 de Maio
 
Miguel Tamen - Tema a anunciar - 27 de Junho
 
Organização: Helena Miranda e Tomás Castro