Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Museu Nacional Soares dos Reis assinala quadra natalícia com programa de atividades

image001 (6).jpg

Museu Nacional Soares dos Reis assinala quadra natalícia

com visitas temáticas, sessões comentadas, oficinas e concertos

 

Programa de 2 a 22 de dezembro

 

O Museu Nacional Soares dos Reis oferece em dezembro um programa de atividades que pretende assinalar a quadra natalícia a partir da exposição de longa duração. Haverá visitas temáticas, sessões comentadas, oficinas e concertos.

A primeira iniciativa arranca a 2 de dezembro (sábado) com uma oficina de criação do cartão postal dirigida a maiores de 16 anos. A atividade repete a 9 de dezembro. A pensar nas famílias haverá uma oficina de construção de um móbil alusivo ao Natal a 16 de dezembro (domingo). Em período de férias escolares, a 20 e 21 de dezembro, o Serviço de Educação dinamiza oficinas de construção de postais de Natal para crianças e jovens dos 7 aos 12 anos.

Das sessões comentadas destaca-se a pintura Visitação, de Aurélia de Souza, escolhida pelos seguidores das redes sociais do Museu Nacional Soares dos Reis como peça do mês. Na tela, a artista representa num espaço interior doméstico uma mulher vestida de negro a fazer uma vénia a um anjo. A sessão comentada realiza-se a 13 de dezembro, às 18h, com repetição dia 15, às 13h30.

Já as visitas temáticas decorrem entre os dias 8 e 22 de dezembro e percorrem cenas alusivas à natividade em pinturas e esculturas presentes na exposição de longa duração. Haverá igualmente visitas comentadas sobre que Mundo há nas galerias do Museu, percorrendo as origens da produção artística, e a importância do uso da cor e dos materiais usados para a produzir tanto na pintura como no têxtil.

Ainda em dezembro, o Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis acolhe dois concertos com entrada gratuita. A 16 de dezembro (sábado), às 16h, o Ensemble Music Theater traz música-cénica num elenco de 12 obras executadas por um piano, dois violinos, um violoncelo e uma narradora-personagem. A 19 de dezembro (terça-feira), às 21h30, o Coral Vox Cantabile, o Grupo vocal “MSS Voices” e o Ensemble de Cordofones da Escola de Música Maestro Samuel Santos apresentam um Concerto de Natal, abarcando diferentes estilos, desde a música gospel à música tradicional americana.

 

Informação adicional https://museusoaresdosreis.gov.pt/agenda/agenda-dezembro/

 

Exposição temporária Portreto de la Animo Art Brut Etc. prolongada até 31 de dezembro

Durante todo o mês de dezembro, o visitante pode igualmente visitar a exposição temporária Portreto de la Animo Art Brut Etc., prolongada até ao final do mês. A partir da expressão em esperanto portreto de la animo – que em português significa “retrato da alma”–, a exposição irá proporcionar o encontro entre obras do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis e da coleção Treger Saint Silvestre, em depósito no Centro de Arte Oliva. Retratos e autorretratos apresentam-se como ferramentas de exploração do mundo interior e das suas múltiplas expressões.

 

Horário

3ª feira a domingo, 10h às 18h

Entrada | 8 EUR (gratuito para residentes em Portugal aos domingos e feriados)

 

O Museu Nacional Soares dos Reis iniciou em abril de 2023 um novo ciclo com a inauguração da exposição de longa duração. Com uma História de quase 200 anos, aquele que foi o primeiro museu público de arte do país reposiciona-se e apresenta um novo olhar sobre as suas coleções, propondo um percurso com duas leituras paralelas e complementares. Uma narrativa reflete a sua história com origem no Museu de Pinturas e Estampas e outros objetos de Belas Artes, criado em 1833 por D. Pedro IV de Portugal, primeiro Imperador do Brasil, bem como a cronologia de integração das suas coleções. Outra valoriza os artistas e as suas obras no contexto do romantismo e naturalismo com a viragem para o século XIX até ao século XX, do modernismo das décadas de 40 e 50 e outros movimentos que apareceram até à década de 70, altura em que o Centro de Arte Contemporânea é instalado no Museu Nacional Soares dos Reis.