Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Museu Nacional Soares dos Reis assinala um ano de reabertura da exposição de longa duração

image001 (2).jpg

O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) assinala sábado (13 de abril) um ano sobre a inauguração da renovada exposição de longa duração e consequente reabertura plena ao público daquele que é o primeiro museu de arte do País.

Após uma intervenção de requalificação, que determinou o encerramento parcial do MNSR durante três anos, foi inaugurada, em abril 2023, a nova exposição de longa duração, a qual reúne a coleção mais importante de arte portuguesa do século XIX.

No total são 1.133 peças que contam a história do museu e da arte, distribuídas por 27 salas. Neste espaço, o MNSR procura proporcionar oportunidades para novas leituras e novas narrativas, valorizando sempre o património cultural que integra e honrando a história de que é herdeiro.

A renovada exposição de longa duração permite, assim, uma visão global do MNSR num percurso narrativo que se entrecruza com a sua história e a forma como as coleções foram sendo integradas, bem como com os artistas aqui representados e as suas obras.

Desde a reabertura, o MNSR totalizou cerca de 86 mil visitantes (60% nacionais e 40% estrangeiros), promoveu 8 exposições temporárias e realizou cerca de 700 atividades de mediação (visitas, oficinas, sessões comentadas, entre outras).

O MNSR é uma instituição cultural e artística de referência, detentora de uma coleção de dimensão internacional, estando em curso uma ação estratégica que visa afirmar o Museu como um lugar de construção de significados a partir das suas coleções, um lugar de pertença e identidade promovendo a reflexão, a criatividade e o pensamento crítico contemporâneo.

A aproximação do Museu à comunidade tem sido consolidada através de parcerias com entidades externas que são parte do tecido cultural e social da cidade do Porto, permitindo a realização de atividades de proximidade comunitária, de que são exemplo os programas ‘Outros Lugares’, ‘Arte & Saúde’ e ‘Vizinhos’.

Ao longo do último ano, o MNSR tem conseguido reunir o contributo de vários mecenas, contando com o apoio permanente do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

+ INFO https://museusoaresdosreis.gov.pt/