Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Museu Nacional Soares dos Reis avança com 2ª Edição do Programa Arte e Saúde

 

Atendendo ao sucesso da primeira edição, o Museu Nacional Soares dos Reis renovou a parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Porto, para concretizar a segunda edição do Programa Arte e Saúde, já a partir do próximo mês de julho, estando garantido o alargamento da iniciativa ao Hospital Magalhães Lemos, com diferentes ações.

A Fundação António Manuel da Mota associa-se, novamente, às entidades promotoras assegurando o apoio mecenático ao projeto, o qual conta ainda com a cooperação institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

Distinguido com o Prémio Parceria 2024, pela Associação Portuguesa de Museologia, o Programa Arte e Saúde tem como destinatários a comunidade de utentes, acompanhantes, cuidadores e profissionais de saúde de uma das entidades mais populosas do território ‘vizinho’ do Museu: o Centro Hospitalar Universitário do Porto, composto pelo Hospital Santo António; Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso; Centro de Genética Médica Jacinto de Magalhães, Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e Hospital Magalhães Lemos.

Estudos relativamente recentes atribuem aos museus e à utilização das suas coleções benefícios para a saúde e o bem-estar. Esta perspetiva assenta numa visão holística que assume que a saúde e o bem-estar são determinados por uma multiplicidade de fatores de caráter individual, social e comunitário, socioeconómicos, culturais e ambientais. Considera-se, por isso, necessária uma atitude preventiva, em detrimento da cura medicamentosa, de determinadas patologias, nomeadamente do foro mental.

As evidências de que os museus assumem nesta esfera de ação uma função importante têm conduzindo a reflexões sobre a política e prática museológica a nível internacional. As coleções estão no centro dessas reflexões considerando-se que podem contribuir para a saúde e o bem-estar, sobretudo atendendo à sua capacidade de envolver os participantes com os objetos, estimulando, promovendo e incentivando o diálogo, suscitando a curiosidade e encorajando a fazer parte de uma experiência social.

O Museu Nacional Soares dos Reis tem vindo a realizar várias ações enquadradas neste eixo programático Arte e Saúde, prosseguindo com oferta cultural orientada à minimização do impacto da doença mental, aumentando a autoconfiança e bem-estar, possibilitando a construção de um ambiente seguro, aliviando o sofrimento e diminuindo a angústia das pessoas que neles participam.

A 2ª edição do Programa Arte e Saúde prevê o alargamento dos núcleos expositivos a diferentes espaços do Centro Hospitalar Universitário do Porto, a continuidade da disponibilização do bilhete de utente e acompanhante para acesso ao Museu, um programa de mediação cultural dirigido aos profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Porto e um programa educativo, através da dinamização de diferentes oficinas, especialmente dedicado às crianças e jovens que se encontram em regime de internamento no Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso.