Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Museu Vista Alegre assinala Turismo Industrial com demonstrações de ofícios ao vivo e visitas guiadas| Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Abril: comemorar a Páscoa e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

 VISTA ALEGRE CELEBRA PATRIMÓNIO INDUSTRIAL E CULTURAL COM INICIATIVAS PARA TODA A FAMÍLIA

 

 O Museu Vista Alegre e o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, associam-se entre os dias 9 e 25 de abril, a um conjunto de iniciativas culturais, nacionais e internacionais, que proporcionam o contacto com o património cultural e industrial do Lugar da Vista Alegre em Ílhavo. Integrando o programa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o Museu Vista Alegre junta-se à celebração nacional do programa “À descoberta do Turismo Industrial”. Esta comemoração agrega as iniciativas “Do Desenho à Pintura: inspirações Vista Alegre”, “Indústria Viva” e um programa de visitas guiadas alertando para a necessidade de preservação e valorização do património.

 

 

 

Visitas guiadas alertam para a necessidade de preservação e valorização do património

Contempladas nesta grande ação cultural, haverá nos dias 12, 13 e 14 de abril, às 16h00 visitas guiadas ao Bairro Operário, um espaço residencial industrial que nasceu com a fundação da fábrica em 1824 e que, ao longo de quase dois séculos, se converteu num espaço de vivências e sociabilidades de uma comunidade, cuja identidade se encontra profundamente ligada à fábrica de porcelanas. Um espaço de memórias recentemente reconvertido para criar novas memórias, que pode ser visitado gratuitamente, mediante marcação prévia ou no próprio dia, sujeito à lotação da atividade com duração de 45 minutos.

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A 18 de Abril, data em que se assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Vista Alegre promove visitas guiadas e livres à Capela de Nossa Senhora da Penha de França, mais conhecida como Capela da Vista Alegre, classificada como Monumento Nacional e uma jóia artística que integra o conjunto arquitetónico do Lugar da Vista Alegre. O Museu junta-se, assim, ao “ICOMOS -International Council of Monuments and Sites” e celebra o património cultural, sensibilizando para a importância da preservação, valorização e vulnerabilidade do mesmo.