Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Música, arte e tradições brindam ao S. João no Braga Parque

Exposição de esculturas do S. João e concertos de música fazem parte da programação

 

Brinde de S. João - Agrupamento de Escolas de Max

 

 

Os martelinhos e o alho-porro já estão a postos, as ruas da cidade engalanadas também não enganam e o entusiasmo dos bracarenses não deixa dúvidas: o São João de Braga já chegou. O dia 22 de junho será o dia de brindar a esta grandiosa festa no Braga Parque, com um concerto único da responsabilidade dos jovens músicos do Agrupamento de Escolas de Maximinos.

 

A partir das 21h30, a escadaria principal do centro comercial recebe o espetáculo “Brinde de S. João” que junta dezenas de alunos dos 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas de Maximinos que, em parceria com o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, vão apresentar os mais icónicos e belos temas de autores tão distintos quanto Antonín Dvorak, Anne Svendsen e de outros compositores clássicos e contemporâneos, sob a direção musical dos professores Marta Pacheco, Manuel Vieira e Jorge Ribeiro.

 

E porque o S. João também é arte e cultura, o shopping de referência do Minho tem patente até ao dia 28 de junho a exposição “O seu nome será João”, integrando mais de 15 peças e representações deste Santo que empresta o seu nome a uma das maiores festas populares do país, que junta milhares de pessoas de todo o país em longos dias e noites de folia e diversão, sendo a noite de 23 para 24 de junho o ponto alto dos festejos.

 

Desde a arte sacra à arte popular, são inúmeras as reproduções de um imaginário infantil do santo que, com o cordeiro e a cana, são as protagonistas inegáveis desta surpreendente mostra que reúne escultores, artistas e importantes instituições da cidade, celebrando, acima de tudo, o orgulho nesta tradição centenária que marca a agenda da cidade e da região norte.

 

O humor alia-se a um profundo respeito e conhecimento pela antiguidade e tradição que esta data transporta, resultando em esculturas e peças de artesanato em que a criatividade e mestria saltam à vista, por entre cores e pormenores que transformam a experiência da visita ao centro comercial numa autêntica viagem pela história e cultura bracarenses.

 

“Orgulhamo-nos de sermos uma instituição da cidade de Braga e de podermos participar de forma ativa nesta que é uma das maiores festas do ano. É uma grande honra receber esta exposição de arte e cultura, que vem homenagear as tradições da cidade e os próprios bracarenses, contribuindo assim para este grande evento que põe o nome da cidade na agenda cultural do país”, afirma Ana Rodrigues, responsável de Marketing do Braga Parque.

 

O dia 23 de junho volta a pertencer à música: os sons típicos do Minho encherão os corredores do centro comercial, com uma divertida e tradicional atuação da Banda Filarmónica de Cabreiros, acompanhada pela reconhecida mascote do S. João de Braga, o Joni, às 16h00.